Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook História em quadrinhos sobre a conjuntura socioambiental de Ceilândia, DF - um recurso contextualizado para o ensino.

História em quadrinhos sobre a conjuntura socioambiental de Ceilândia, DF - um recurso contextualizado para o ensino.

Podemos observar que no contexto escolar os materiais didáticos disponíveis aos professores e estudantes possuem linguagem ou conteúdo que se distancia da realidade de cada lugar. Esse fato dificulta a aprendizagem e a consolidação de saberes, tanto de conceitos ou fenômenos mais específicos de ciências, como daqueles relacionados a fatores cotidianos. Com base nessas questões e levando em conta a preocupação com uma educação ambiental contextualizada, foi elaborada uma proposta de história em quadrinhos, como material didático, com enfoque em meio ambiente e na sustentabilidade, dialogando com as questões sociais, territoriais e de moradia locais, que são intrínsecas a questão ambiental. Esse material amplia a possibilidade de utilizar recursos diferentes, contextualizados com a realidade da região, levando em conta a vida dos estudantes, envolvendo o lugar onde eles vivem e onde se localiza a sua escola. Para essa HQ foram considerados aspectos comuns da região escolhida como referência de contexto e de realidade dos estudantes, a periferia da Ceilândia, em especial a área do Sol Nascente. Utilizamos o Currículo em Movimento da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal como referência para a definição dos conceitos temáticos a serem tratados no nosso material e com o nosso público-alvo, porém, partimos das características ambientais observadas da localidade, para então correlacionar com os temas curriculares. Nesse sentido, construímos os cenários e as histórias abordando os aspectos ambientais, sociais e geográficos, que observamos diretamente no local, sendo a HQ elaborada a partir de pontos específicos da organização daquela região e seus problemas. Os temas relacionados às características do ambiente presentes na história foram a poluição e os impactos ambientais das atividades humanas, em decorrência da construção de Brasília, levando as inúmeras ocupações ou invasões de terra, como parte de uma dinâmica da expansão urbana e rural, causa da problemática ambiental atual.

Ler mais

História em quadrinhos sobre a conjuntura socioambiental de Ceilândia, DF - um recurso contextualizado para o ensino.

  • DOI: 10.22533/at.ed.6402002079

  • Palavras-chave: Educação Ambiental, Ensino de Ciências, História em Quadrinhos, Ceilândia, Segregação Socioambiental.

  • Keywords: Environmental education, Science Teaching, Comic Strip, Rising Sun, Ceilândia, Socio-Environmental Segregation.

  • Abstract:

    We can observe that in the school context, teaching materials available to teachers and students have language or content that differs from the reality of each place. This fact makes it difficult to learn and consolidate knowledge, both from more specific science concepts or phenomena, as well as related to everyday factors. Based on these issues and taking into account the concern with contextualized environmental education, a comic book proposal was elaborated, as didactic material, focused on the environment and sustainability, dialoguing with local social, territorial and housing issues, that the environmental issue is intrinsic. This material expands the possibility of using different resources, contextualized with the reality of the region, taking into account the students' lives, involving the place where they live and where their school is located. For this HQ, common aspects of the chosen region were considered as reference of context and reality of the students, the periphery of Ceilândia, especially the area of ​​Sol Nascente. We use Curriculum in Motion of the State Department of Education of the Federal District as a reference for the definition of the thematic concepts to be treated in our material and with our target audience, however, we start from the environmental characteristics observed in the locality, to then correlate with curricular themes. In this sense, we built the scenarios and the stories addressing the environmental, social and geographical aspects, which we observed directly on the site, with the HQ being elaborated from specific points of the organization of that region and its problems. The themes related to the characteristics of the environment present in the story were pollution and the environmental impacts of human activities, due the construction of Brasília, leading the occupations or land invasions, part of a dynamic of urban and rural expansion, cause the current environmental 

  • Número de páginas: 16

  • Roni Ivan Rocha de Oliveira
  • Pedro Busto Vaz de Sousa
Fale conosco Whatsapp