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capa do ebook ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: UMA RODA DE CONVERSA COM CRIANÇAS EM UMA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF).

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: UMA RODA DE CONVERSA COM CRIANÇAS EM UMA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF).

Introdução: O Ministério da Saúde define alimentação saudável é resumida em três princípios, variedade, moderação e equilíbrio. A Atenção Básica tem o papel fundamental na orientação e monitoração das ações de promoção. O objetivo é relatar a experiência de uma educação em saúde, sobre alimentação saudável, realizada com as crianças presentes na recepção de uma Estratégia Saúde da Família do município de Cuiabá. Método: Trata-se de um relato de experiência de uma intervenção com abordagem qualitativa. O tema surgiu a partir da realização de uma pré - consulta a uma criança com baixo peso (IMC 12,9) e do relato dos profissionais sobre o perfil alimentar das crianças atendidas pela unidade. Resultados: A atividade lúdica iniciou-se com uma dinâmica, com participação de 6 crianças, que consistia na construção de uma pirâmide alimentar com blocos de montar. Cada criança construiu sua pirâmide começando com suas preferências alimentares, dessa forma, diferentes pirâmides foram criadas. Foi perguntado às crianças se havia semelhança entre as pirâmides construídas por eles e a original que estava em um cartaz fixados na parede, as respostas foram negativas. Após a dinâmica iniciou-se um diálogo sobre alimentação saudável. Salientamos (usando a comparação com um carro), que nosso corpo precisa de vários nutrientes (alimentos construtores, reguladores, energéticos, etc.), alguns mais que outros e que uma nutrição insuficiente pode causar nas crianças desnutrição, cárie dental, anemia e um excesso de consumo também pode ser prejudicial, podendo ocorrer obesidade, diabete, hipertensão.  Considerações finais: Através dessa educação em saúde pode-se identificar a importância de realizar ações voltadas a alimentação saudável, proporcionando assim, uma melhor qualidade de vida e saúde para as crianças. Sempre investindo em relações que se adequa a seu meio social e familiar. Percebemos que essas ações dinâmicas contribuem de forma relevante para o aprendizado das crianças e sua transformação na sociedade.

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ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: UMA RODA DE CONVERSA COM CRIANÇAS EM UMA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF).

  • DOI: 10.22533/at.ed.4732030064

  • Palavras-chave: Educação em saúde. Enfermagem. Crianças. Dieta saudável.

  • Keywords: Health education. Nursing. Children. Healthy diet.

  • Abstract:

    Introduction: The Ministry of Health defines healthy eating is summarized in three principles, variety, moderation and balance. Primary Care has a fundamental role in guiding and monitoring promotion actions. The objective is to report the experience of a health education on healthy eating, carried out with the children present at the reception of a Family Health Strategy in the city of Cuiabá. Method: This is an experience report of an intervention with a qualitative approach. The theme arose from a pre - consultation with a child with low weight (BMI 12.9) and from the professionals' report on the food profile of the children attended by the unit.  Results: The recreational activity started with a dynamic, with the participation of 6 children, which consisted of the construction of a food pyramid with building blocks. Each child built his pyramid starting with his food preferences, so different pyramids were created. The children were asked if there was a similarity between the pyramids built by them and the original that was on a poster fixed on the wall, the answers were negative. After the dynamics, a dialogue on healthy eating started. We emphasize (using the comparison with a car), that our body needs several nutrients (food builders, regulators, energy drinks, etc.), some more than others and that insufficient nutrition can cause malnutrition, dental caries, anemia and an excessive consumption can also be harmful, with obesity, diabetes, hypertension occurring. Final considerations:  Through this health education, it is possible to identify the importance of carrying out actions aimed at healthy eating, thus providing a better quality of life and health for children. Always investing in relationships that suit your social and family environment. We realize that these dynamic actions contribute significantly to children's learning and their transformation in society.

  • Número de páginas: 14

  • Iasmin Cezaria da Silva
  • Inês Pereira de Oliveira
  • Ingrydy Maria da Silva
  • Closeny Maria Soares Modesto
  • Hosana Glória da Silva
  • Victor Hugo Martins Santos
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