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capa do ebook O PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: O CASO DO COLÉGIO POLITÉCNICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

O PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: O CASO DO COLÉGIO POLITÉCNICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

O objetivo deste estudo é “analisar os resultados da autoa­valiação institucional aplicada no Colégio Politécnico da UFSM em 2016 a fim de identificar como os segmentos desta unidade universitária avaliaram cada dimensão abordada e quais dimensões foram melhor e/ou pior avaliadas pelos sujei­tos pesquisados”. Do ponto de vista metodológico, esta é uma pesquisa do tipo quantitativa, valendo do método descrito e pela ótica de um estudo de caso, em especial o Colégio Politécnico da UFSM. Para coleta dos dados foi utilizado um questionário construído com base nas Dimensões do SINAES e aplicado a toda comunidade universitária. Para análise dos resultados utilizou-se a estatística descritiva. Como resultados identificou-se que o caso estudado está bem avaliado do ponto de vista dos participantes e ainda atende com propriedade a grande maioria dos aspectos avaliados. Como conclusão, é salutar explicitar que ao desenvolver este trabalho, intentou-se apresentar um instrumento informacional objetivo, para auxiliar na busca por mecanismos que permitam a contínua melhoria de todo o planejamento dos processos de ensino e aprendizagem, no que tange ao ensino, à pesquisa e à extensão.

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O PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: O CASO DO COLÉGIO POLITÉCNICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

  • DOI: 10.22533/at.ed.5032029065

  • Palavras-chave: Autoavaliação Institucional; Dimensões do SINAES; Colégio Politécnico da UFSM.

  • Keywords: Institutional self-assessment; Dimensions of SINAES; Colégio Politécnico da UFSM.

  • Abstract:

    The objective of this study is “to analyze the results of the institutional self-assessment applied at the Colégio Politécnico da UFSM in 2016 in order to identify how the segments of this university unit evaluated each dimension addressed and which dimensions were better and / or worse evaluated by subjects researched items”. From a methodological point of view, this is a quantitative research, using the method described and the perspective of a case study, in particular the Colégio Politécnico da UFSM. For data collection, a questionnaire was used, based on the SINAES Dimensions and applied to the entire university community. Descriptive statistics were used to analyze the results. As a result, it was identified that the case studied is well evaluated from the point of view of the participants and still meets most of the evaluated aspects with propriety. As a conclusion, it is salutary to explain that when developing this work, it was intended to present an objective informational instrument, whose purpose is to assist in the search for mechanisms that allow the continuous improvement of the entire planning of the teaching and learning processes, with regard to teaching , research and extension.

  • Número de páginas: 15

  • ALENCAR MACHADO
  • CRISTIANO GATTERMANN DE BARROS
  • JULIANO MOLINOS DE ANDRADE
  • Gustavo Fontinelli Rossés
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