Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros

UM MODO COMUM DE NARRAR: A INFLUÊNCIA DOS ESCRITOS DE POE NA OBRA DE GAIMAN

O principal objetivo deste estudo é construir uma visão inicial das

influências que o método discutido por Edgar Allan Poe em A Filosofia da

Composição (1846) teria sobre a escrita e estruturação da narrativa do autor

britânico Neil Gaiman. Por meio da leitura e análise da obra Coraline (2003),

pretende-se aproximar o texto de um escritor em atual evidência às técnicas

apresentadas por Poe, no intuito de compreender como o conceito de escrita

consciente, trabalhada em A Filosofia da composição, é incorporado na

narrativa. Focaremos então nas consequências dessa postura, pensando nas

escolhas feitas pelo escritor ao tratar sobre a extensão do texto, no efeito a

causar no leitor e no tom da história. Por fim, buscaremos identificar caminhos

para o entendimento da construção do suspense na obra de ambos como

ponte entre estilos temporalmente distantes, mas reforçando o fato de que

técnicas eficientes são atemporais. Servirão de aportes teóricos os textos de

Todorov (1975), na intenção de discutir aspectos sobre o fantástico na

literatura; os conceitos de Iser (1996), quanto ao efeito estético; os escritos de

Eagleton (1997) como consideração de base sobre teoria da Literatura assim

como artigos relacionados ao tema aqui proposto.

Ler mais

UM MODO COMUM DE NARRAR: A INFLUÊNCIA DOS ESCRITOS DE POE NA OBRA DE GAIMAN

  • DOI: Atena

  • Palavras-chave: Neil Gaiman. Filosofia da Composição. Edgar Allan Poe.

  • Keywords: Coraline. Neil Gaiman. Philosophy of Composition. Edgar Allan Poe.

  • Abstract:

    The main objective of this study is to construct an initial view of

    the influences that the method discussed by Edgar Allan Poe into Philosophy of

    Composition (1846) would have about writing and structuring of the British

    author Neil Gaiman’s narrative. Through reading and analysis of the work

    Coraline, (2003) intends to approach the text of a writer in present evidence to

    the techniques presented by Poe, in objective of understand how the concept of

    conscious writing, worked into A Philosophy of composition, is incorporated In

    the narrative. We’ll focus on the consequences of this stance, thinking about the

    choices made by the writer in dealing with about extent of the text, the effect it

    causes on the reader and the tone of the story. Finally, we’ll seek to identify

    ways to understand the construction of suspense in the work of both like bridge

    between temporarily distant styles, but reinforcing the fact which efficient

    techniques are Beyond time. Todorov’s text (1975) will serve as theoretical

    contributions, in purpose to discuss aspects about the fantastic in literature;

    Iser’s concepts(1996), regarding the aesthetic effect; The writings of Eagleton

    (1997) like a basic consideration about theory Literature as well as articles

    related to the theme proposed here.

  • Número de páginas: 15

  • Maria das Graças da Costa
  • Márcia Tavares
  • Bruno
Fale conosco Whatsapp