Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros

“O PODER DA FOTOGRAFIA”: UMA LEITURA SEMIÓTICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTILETRADOS

Na tentativa de estabelecer um exemplo de mapeamento de leitura

de elementos verbais e não verbais, este estudo tem por objetivo a análise da

estrutura multimodal da versão brasileira de uma edição especial de 125 anos

da revista National Geographic intitulada “O Poder da Fotografia” por meio dos

princípios teórico-metodológicos da semiótica de Charles Sanders Peirce, sob a

perspectiva da pesquisadora Lucia Santaella (2002). Este artigo, portanto,

através de uma amostra, propôs-se a articular conceitos sobre a relevância da

abordagem de múltiplas linguagens e sobre o universo midiático no ensino de

língua materna. O professor, como mediador, tem de estar ciente dessa

multiplicidade de linguagem dos textos contemporâneos para ser capaz de

conduzir o aluno a construir a habilidade de observar criticamente as escolhas

multimodais presentes nos enunciados que fazem parte do seu dia a dia. Aqui,

entendeu-se por múltiplas as formas de expressão que estão associadas à

linguagem escrita e que, assim como as palavras, são essenciais à construção

integral de sentido. 

Ler mais

“O PODER DA FOTOGRAFIA”: UMA LEITURA SEMIÓTICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTILETRADOS

  • DOI: Atena

  • Palavras-chave: Formação de professores de língua materna. Multiletramento. Semiótica.

  • Keywords: First language teachers formation. Multiple literacy. Semiotics.

  • Abstract:

    In an attempt to set an example of reading mapping verbal and

    nonverbal elements, this study aimed to analyze the multimodal structure of the

    Brazilian version of a special edition for the 125 years of National Geographic

    magazine entitled "The Photography Power" by the theoretical and

    methodological principles of semiotics of Charles Sanders Peirce, from the

    perspective of the researcher Lucia Santaella (2002). This article, therefore,

    through a sample, proposed to articulate concepts about the relevance of multilanguage approach and the media universe in the teaching of Portuguese. The

    first language teacher, as a mediator, must be aware of this multiplicity of

    languages of contemporary texts to be able to drive the student to build the

    ability to critically observe the multimodal choices present in the statements that

    are part of their daily lives. Here, it was understood by multiple forms of

    expression that are associated with written language and that, like words, are

    essential for the full construction of meaning.

  • Número de páginas: 15

  • Karina de Almeida Rigo
  • Marlete Sandra Diedrich
  • Bruno
Fale conosco Whatsapp