JULIO CORTÁZAR E SUA CASA TOMADA: UM OLHAR ENUNCIATIVO SOB O TEXTO LITERÁRIO
O presente estudo tem como tema a proposição de uma leitura
enunciativa do conto “Casa tomada” de Júlio Cortázar. O objetivo deste
trabalho é propor uma leitura enunciativa de um texto literário, no intuito de
mostrar sua própria constituição num trabalho possível de leitura em sala de
aula da educação básica. Uma reflexão nesse sentido justifica-se, pois a
formação de leitor é de responsabilidade de todos os professores envolvidos
nos processos de ensino e de aprendizagem na escola. Todas as áreas do
conhecimento precisam se envolver no processo de formar novos leitores e o
texto literário apresenta-se como uma oportunidade de tornar essa
interdisciplinaridade possível. Como referencial teórico, para este estudo,
utiliza-se reflexões de Émile Benveniste, especificamente apresentadas no
texto de 1965 “a linguagem e a experiência humana”, para pensar a questão do
tempo como elemento essencial de qualquer narrativa.
JULIO CORTÁZAR E SUA CASA TOMADA: UM OLHAR ENUNCIATIVO SOB O TEXTO LITERÁRIO
-
DOI: Atena
-
Palavras-chave: Enunciação. Tempo. Formação de leitor.
-
Keywords: Enunciation. Time. Reader’s training.
-
Abstract:
This study has as its theme the proposition of an enunciative
reading of the tale “Casa tomada” by Júlio Cortázar. The goal of this work is to
propose an enunciative reading of a literary text, in order to show its own
constitution in a possible reading task in a basic education classroom. A
reflection in this direction is justified since the reader’s training is responsibility
of all the teachers involved in the teaching and learning processes at school. All
areas of knowledge need to be involved in the process of training new readers
and the literary text presents itself as an opportunity to make this
interdisciplinarity possible. As theoretical framework for this study, we use
thoughts of Émile Benveniste, specifically presented in the text dated from 1965
"A linguagem e a experiência humana" to think the time matter as an essential
element of any narrative.
-
Número de páginas: 15
- Catiúcia Carniel Gomes
- Claudia Toldo
- Bruno