ENCONTRO DE GERAÇÕES: UMA PRÁTICA LEITORA MULTIMIDIAL
Um ensino de literatura em que os leitores contatam com textos de
diferentes procedências e atuem como sujeitos de sua formação leitora é o que
se pretende abordar neste estudo. Objetiva-se analisar dois textos que, apesar
de distantes no tempo e no espaço, dialogam entre si. Também, sugere-se
uma prática leitora em que dois gêneros textuais possam compor uma unidade
temática. O cotejo acontece entre o poema “Amar”, da poeta Florbela Espanca,
de 1930 e o comercial da campanha brasileira da linha Sandero, da Empresa
Renault, de 2016. A pesquisa tem como referencial teórico os estudos de
Zilberman (2012), que afirma que o ato de ler é uma prática indispensável para
o posicionamento do indivíduo frente à realidade. Também, Bordini e Aguiar
(1988), ao afirmarem que a formação do leitor de literatura se dá pela
reconstrução do universo simbólico das palavras, com base em suas vivências
pessoais. Assim, é pelo método recepcional que se buscou aparato
metodológico para desenvolver uma prática leitora. Os estudos de Rösing e
Reittenmaier (2013) estão presentes, uma vez que sentenciam que hoje há um
leitor que se utiliza de diferentes suportes para constituir sua formação leitora
e, que o comportamento desse sujeito está diferente, tendo em vista que a
navegação na internet trouxe liberdade na realização de leituras diferenciadas.
Conclui-se que uma prática leitora em que textos de diferentes épocas, autores
e suportes inter-relacionam-se possibilita um aprendizado enriquecedor ao
sujeito que consolida uma formação que integra saber estético e saber social.
ENCONTRO DE GERAÇÕES: UMA PRÁTICA LEITORA MULTIMIDIAL
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DOI: Atena
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Palavras-chave: Prática leitora. Ensino de literatura. Multimidialidade.
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Keywords: Reading practice. Literature teaching. Multimidiality.
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Abstract:
A model of teaching literature in which readers get in touch with
texts of different origins and act as the subject of their reading formation is what
this study discusses. We aim to analyze two texts which, in spite of being
distant both in space and time, they dialogue with each other. Also, we suggest
a reading practice in which two textual genres are able to compose a thematic
unity. We made the study with the help of “Amar”, a poem from Florbela
Espanca from 1930, and the advertisement of Sandero’s line in Brazil, which
belongs to Renault company. This research has as its theoretical framework the
studies from Zilberman (2012), who says the act of reading is an essential
practice in order to one’s attitude in the society, and Bordini and Aguiar (1988),
once they say the literary reading formation happens through the reconstitution
of the symbolic world of words. We do this using the receptive method, with the
studies from Rösing and Reittenmaier (2013). They say that there is a reader
who uses different supports to develop his or her formation. Also, the behavior
of this reader is different when we consider that internet browsing brought
freedom of different readings. A reading practice in which texts from different
period of times, authors and supports all get interrelations makes it possible to
have a fulfilling learning to the subject. This operation consolidates a formation
that integrates aesthetic and social knowledge.
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Número de páginas: 15
- Adriane Ester Hoffmann
- Tania Mariza Kuchenbecker Rösing
- Bruno