Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros

ENCONTRO DE GERAÇÕES: UMA PRÁTICA LEITORA MULTIMIDIAL

 Um ensino de literatura em que os leitores contatam com textos de

diferentes procedências e atuem como sujeitos de sua formação leitora é o que

se pretende abordar neste estudo. Objetiva-se analisar dois textos que, apesar

de distantes no tempo e no espaço, dialogam entre si. Também, sugere-se

uma prática leitora em que dois gêneros textuais possam compor uma unidade

temática. O cotejo acontece entre o poema “Amar”, da poeta Florbela Espanca,

de 1930 e o comercial da campanha brasileira da linha Sandero, da Empresa

Renault, de 2016. A pesquisa tem como referencial teórico os estudos de

Zilberman (2012), que afirma que o ato de ler é uma prática indispensável para

o posicionamento do indivíduo frente à realidade. Também, Bordini e Aguiar

(1988), ao afirmarem que a formação do leitor de literatura se dá pela

reconstrução do universo simbólico das palavras, com base em suas vivências

pessoais. Assim, é pelo método recepcional que se buscou aparato

metodológico para desenvolver uma prática leitora. Os estudos de Rösing e

Reittenmaier (2013) estão presentes, uma vez que sentenciam que hoje há um

leitor que se utiliza de diferentes suportes para constituir sua formação leitora

e, que o comportamento desse sujeito está diferente, tendo em vista que a

navegação na internet trouxe liberdade na realização de leituras diferenciadas.

Conclui-se que uma prática leitora em que textos de diferentes épocas, autores

e suportes inter-relacionam-se possibilita um aprendizado enriquecedor ao

sujeito que consolida uma formação que integra saber estético e saber social.

Ler mais

ENCONTRO DE GERAÇÕES: UMA PRÁTICA LEITORA MULTIMIDIAL

  • DOI: Atena

  • Palavras-chave: Prática leitora. Ensino de literatura. Multimidialidade.

  • Keywords: Reading practice. Literature teaching. Multimidiality.

  • Abstract:

    A model of teaching literature in which readers get in touch with

    texts of different origins and act as the subject of their reading formation is what

    this study discusses. We aim to analyze two texts which, in spite of being

    distant both in space and time, they dialogue with each other. Also, we suggest

    a reading practice in which two textual genres are able to compose a thematic

    unity. We made the study with the help of “Amar”, a poem from Florbela

    Espanca from 1930, and the advertisement of Sandero’s line in Brazil, which

    belongs to Renault company. This research has as its theoretical framework the

    studies from Zilberman (2012), who says the act of reading is an essential

    practice in order to one’s attitude in the society, and Bordini and Aguiar (1988),

    once they say the literary reading formation happens through the reconstitution

    of the symbolic world of words. We do this using the receptive method, with the

    studies from Rösing and Reittenmaier (2013). They say that there is a reader

    who uses different supports to develop his or her formation. Also, the behavior

    of this reader is different when we consider that internet browsing brought

    freedom of different readings. A reading practice in which texts from different

    period of times, authors and supports all get interrelations makes it possible to

    have a fulfilling learning to the subject. This operation consolidates a formation

    that integrates aesthetic and social knowledge.

  • Número de páginas: 15

  • Adriane Ester Hoffmann
  • Tania Mariza Kuchenbecker Rösing
  • Bruno
Fale conosco Whatsapp