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capa do ebook KAHOOT!: UM GAMESHOW EM SALA DE AULA: O USO DE PLATAFORMA ONLINE NO ENSINO DE BIOSSEGURANÇA

KAHOOT!: UM GAMESHOW EM SALA DE AULA: O USO DE PLATAFORMA ONLINE NO ENSINO DE BIOSSEGURANÇA

 

Introdução: Os aparelhos smartphones tornaram-se parte integral do cotidiano da sociedade atual. Na sala de aula, este tornou-se uma das maiores fontes de distração, em contramão a um dos grandes desafios para o professor, que é despertar e manter o interesse dos alunos. Uma das estratégias para superar esse problema é inclui-lo como ferramenta didática. Neste projeto, utilizou-se a plataforma Kahoot! para unir a tecnologia e a aprendizagem sobre Biossegurança. Objetivos: Estimular a inclusão de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem por meio do uso do smartphones como ferramenta ativa e atrativa na revisão de conteúdos. Metodologia: A partir da plataforma digital gratuita, Kahoot!, foram montados quizzes com diferentes tipos de questão que exigia dos alunos raciocínio rápido, velocidade de resposta, respostas assertivas e domínio do conteúdo. Desta forma, durante as aulas teóricas, os conteúdos eram apresentados de maneira expositiva pela professora e sempre ao final, eram reservados 15 minutos para aplicação do GameShow. Resultados e Conclusões: As atividades foram realizadas por 44 alunos da Biomedicina Integral, que demonstraram interesse e participaram ativamente da dinâmica proposta. As médias de resposta correta no quiz geral foram de 73,99% e 87,83% nas partidas do primeiro e no último dia de aula, respectivamente. As médias de resposta corretas da turma nos jogos de cada conteúdo foram de 85,22%, 75,42%, 83,95% e 63,4%, sendo a média de acertos de 76,6% nos games e 79,4% na prova da disciplina. Os discentes utilizaram os jogos, também, de forma individual para estudarem para a avaliação da disciplina, comprovando que gostaram da ferramenta de estudo e aumentando a utilidade do produto desenvolvido. Esses resultados reforçam a importância da inclusão da tecnologia no processo de ensino pelos professores, ainda mais tratando-se de uma ferramenta gratuita, online e de fácil manejo.

 

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KAHOOT!: UM GAMESHOW EM SALA DE AULA: O USO DE PLATAFORMA ONLINE NO ENSINO DE BIOSSEGURANÇA

  • DOI: 10.22533/at.ed.64020020714

  • Palavras-chave: Educação; tecnologia; smartphone; biossegurança.

  • Keywords: Education; technology; smartphone; biosafety.

  • Abstract:

    Introduction: Smartphones devices have become whole part of the atual society’s everyday. In the classroom, it’s one of the biggest distraction sources, against one big challenge of the teacher, wich is create and mantain students’ interest. A strategy to beat this problem is to include it as a didactic tool. On this project, platform Kahoot! was used to unite technology and learning about biosafety. Goals: Stimulate the inclusion of Technologies on learning and teaching process through the use of smartphones as a active and atractive tool in the content review. Method: From the free digital platform, Kahoot!, quizzes were set up with differents types of questions that required students to have quick thinking, speed of response, assertive responses and mastery of the content. Thus, suring the theoretical classes, the contentes were presented in an expository manner by the teacher and always at the end, 15 minutes were reserved for the application of the gameshow. Results and Conclusions: The activities were made by 44 students of Integral Biomedicine, that demonstrated interest and actively participated in the proposed dynamics. The means of correct answers on the general quizz was 73,99% and 87,33% on the rounds on the first and the last days of class, respectively. The class means of correct answers on the games of each contente was 85,22%, 75,42%, 83,95% and 63,4%, being the average of hits 76,6% on the games and 79,4% on the class test. The students also used the games individually to study for the class test, proving that they liked the study tool and increasing the utility of the product developted. These results reinforce the importance of the inclusion of technology on the teaching process by the teachers, especially as it is a free, online and easy to use tool.

  • Número de páginas: 11

  • Claudia Giuliano Bica
  • Gabriela de Mello Colombo
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