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IMPORTÂNCIA DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA PARA O ENSINO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Frente às constantes mudanças

na educação do ensino superior, destaca-se a

importância da implantação de novos métodos

de ensino-aprendizagem, como a simulação

nas habilidades de urgência e emergência. O

objetivo desse estudo foi buscar na literatura

estudos que evidenciam a importância da

simulação realística para o ensino de urgência e

emergência. Trata-se de uma revisão narrativa

da literatura, nas bases de dados Lilacs, Scielo

e Google Acadêmico, utilizando as palavraschave: ‘’Simulação’’ and ‘’Educação em Saúde’’

and “Atendimento de Urgência” or “Atendimento

de Emergência”. Os artigos foram selecionados

pelo ano de publicação (2012-2017) e idioma

(português). Foram encontrados 463 (56,25%)

resultados no Scielo; 161 (19,56%) no Lilacs;

e 199 (24,17%) no Google acadêmico, após

seleção dos estudos, compuseram a amostra

um total de 8 artigos. Os artigos evidenciaram

que a simulação permite ao estudante um

aprimoramento que pratique sua atuação

previamente, podendo cometer erros em

ambientes simulados e, por meio do debriefing,

reformular sua conduta com êxito. A experiência

da simulação promove aumento da confiança e

maior engajamento do acadêmico em relação

à sua conduta, decorrente da vivência de

diversas situações em um cenário previamente

programado. Embora o uso da simulação seja

muito relevante nos cursos da área da saúde,

existe um maior número de estudos que

relacionam a simulação realística em urgência

e emergência na área médica. Portanto,

novos estudos precisam ser realizados para

se obter uma amostra significativa quanto ao

impacto desta metodologia no aprendizado dos

estudantes.

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IMPORTÂNCIA DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA PARA O ENSINO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

  • DOI: Atena

  • Palavras-chave: Educação em Saúde; Atendimento de Urgência; Atendimento de Emergência; Simulação.

  • Keywords: Health Education; Urgent Care; Emergency Response; Simulation.

  • Abstract:

    Faced with the constant changes in higher education, the importance of

    the implementation of new teaching-learning methods, such as simulation in emergency

    and emergency skills, is highlighted. The objective of this study was to search the

    literature for studies that highlight the importance of realistic simulation for emergency

    and emergency teaching. It is a narrative review of the literature, in the databases

    Lilacs, Scielo and Google Scholar, using the keywords: ‘’ Simulation ‘’ and ‘’ Health

    Education ‘’ and ‘’ Emergency Care ‘’ or ‘’ Emergency”. Articles were selected by year

    of publication (2012-2017) and language (Portuguese). We found 463 (56.25%) results

    in Scielo; 161 (19.56%) in Lilacs; and 199 (24.17%) in Google academic, after selecting

    the studies, composed a total of 8 articles. The articles showed that the simulation

    allows the student an improvement that practices their performance previously, being

    able to make mistakes in simulated environments and, through debriefing, reformulate

    their conduct successfully. The experience of the simulation promotes an increase

    of confidence and greater commitment of the academic in relation to their conduct,

    resulting from the experience of several situations in a previously scheduled scenario.

    Although the use of simulation is very relevant in health care courses, there is a greater

    number of studies that relate realistic simulation in emergency and emergency in the

    medical area. Therefore, new studies need to be performed to obtain a significant

    sample regarding the impact of this methodology on student learning.

  • Número de páginas: 15

  • Emilli Karine Marcomini
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