Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook UTILIZAÇÃO DE ANALOGIAS E ATIVIDADES CONTEXTUALIZADAS: UMA PERSPECTIVA DE APRIMORAMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA O ENSINO DE POLÍMEROS

UTILIZAÇÃO DE ANALOGIAS E ATIVIDADES CONTEXTUALIZADAS: UMA PERSPECTIVA DE APRIMORAMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA O ENSINO DE POLÍMEROS

Trata-se da aplicação de uma metodologia qualitativa contextualizada, relacionada com o ensino de polímeros. Esta pesquisa foi elaborada de forma contextual, utilizando como instrumento de pesquisa, questionamentos e demonstração de experimentos, realizados através de um minicurso, relacionado com o tema polímero, conteúdo estudado na Química Orgânica, especificamente, no 3° ano do Ensino Médio ou 2° ano quando a escola trabalhar em formato de pré-vestibular, conforme orientação do Componente Curricular. De acordo com a pesquisa, o uso de experimentos e atividades contextualizadas contribui significativamente de forma positiva na construção do conhecimento científico por parte dos discentes, pois permite que o conteúdo ensinado seja relacionado aos acontecimentos cotidianos dos mesmos. Sendo assim, esse tipo de metodologia de ensino serve como uma ferramenta alternativa para as aulas de química no ensino médio. 

Ler mais

UTILIZAÇÃO DE ANALOGIAS E ATIVIDADES CONTEXTUALIZADAS: UMA PERSPECTIVA DE APRIMORAMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA O ENSINO DE POLÍMEROS

  • DOI: 10.22533/at.ed.36020210516

  • Palavras-chave: polímeros, experimentos, ensino médio, química, contextualização.

  • Keywords: polymers, experiments, high school, chemistry, contextualization

  • Abstract:

    This study is headed by an application of a contextualized qualitative methodology, related to the teaching of polymers. The research was developed in a contextual way, using as a research instrument, questioning and demonstration of experiments, carried out through a small course about polymer theme, studied in Organic Chemistry, specifically in the third or second grade of the Secondary Education when the school works in a pre-university entrance exam format, as directed by the Curricular Component. According to the research, the use of contextualized experiments and activities contributes significantly in a positive way in the construction of scientific knowledge on the part of the students, because it allows the content taught to be related to their daily events. Thus, this type of teaching methodology serves as an alternative tool for high school chemistry classes.

  • Número de páginas: 26

  • Amanda Rebelo de Azevedo
  • Vinicius Fernandes Moreira
Fale conosco Whatsapp