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capa do ebook APLICAÇÃO DE MATERIAIS MCM-41 E SBA-15 COMO SINTETIZADOS E MODIFICADOS COM ÍONS NÍQUEL E PRATA NA DESSULFURIZAÇÃO ADSORTIVA DE DIESEL

APLICAÇÃO DE MATERIAIS MCM-41 E SBA-15 COMO SINTETIZADOS E MODIFICADOS COM ÍONS NÍQUEL E PRATA NA DESSULFURIZAÇÃO ADSORTIVA DE DIESEL

Neste trabalho foram estudados processos adsortivos de compostos sulfurados decorrentes de cargas industriais de diesel provenientes da Refinaria Potiguar Clara Camarão (RPPC), com alto teor de enxofre, utilizando as sílicas mesoporosas MCM-41 e SBA-15, sendo esta primeira obtida por método hidrotérmico, a partir de sílica amorfa MP1, oriunda de fonte alternativa de baixo custo. Os adsorventes sintetizados foram avaliados quanto à capacidade de adsorção de compostos sulfurados, utilizando colunas de leito fixo, seguido de modificação com cátions metálicos. Diferentes composições químicas dos compostos metálicos foram testadas, para a obtenção de sítios ativos e avaliação da complexação π entre o enxofre dos compostos orgânicos e os cátions metálicos inseridos nos adsorventes. Os adsorventes foram caracterizados através das técnicas de espectroscopia de difração de raios X (DRX), isotermas de adsorção-dessorção de N2 (BET/BJH) e espectroscopia fotoeletrônica de raios X (XPS). O monitoramento do teor de enxofre ocorreu por técnica de espectrometria de fluorescência na região do ultravioleta. Isotermas de equilíbrio foram obtidas para as avaliações das capacidades máximas de adsorção desses adsorventes. Foram obtidas capacidades máximas adsortivas, em mg.g-1, de 16,64 e 20,30, respectivamente, para os adsorventes testados: 2%AgNO3/MCM-41 e 2%AgNO3/SBA-15. Os dados experimentais foram ajustados aos modelos de equilíbrio de Langmuir e Freundlich. A remoção de enxofre presente no diesel foi significante, o máximo de adsorção de 89,2%, em relação à concentração inicial deste contaminante.

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APLICAÇÃO DE MATERIAIS MCM-41 E SBA-15 COMO SINTETIZADOS E MODIFICADOS COM ÍONS NÍQUEL E PRATA NA DESSULFURIZAÇÃO ADSORTIVA DE DIESEL

  • DOI: 10.22533/at.ed.3602021054

  • Palavras-chave: Dessulfurização, MCM-41, SBA-15, adsorção, complexação π

  • Keywords: Desulfurization, MCM-41, SBA-15, adsorption, π complexation

  • Abstract:

    In this work were studied the fuels adsorption from the Potiguar Clara Camarão Refinery (RPPC) with high sulfur content, using mesoporous sieves MCM-41 and SBA-15, which  the first one was obtained by hydrothermal method from an amorphous silica MP1, alternative silica from low cost source. The adsorbents were evaluated for the adsorption capacity of sulfur compounds using fixed bed columns, and afterwards, they were modified, with metallic impregnation and physical dispersion. Different chemical compositions of the metallic materials were tested to obtain active sites and evaluation of the π complexation, between the sulfur of the organic compounds and the metallic cations inserted in the adsorbents. The adsorbents were characterized by powder X-ray diffraction (XRD) spectroscopeN2 adsorption-desorption isotherms at 77 BET/BJH methods and X-ray photoelectron spectroscope (XPS). The monitoring of the sulfur content in diesel during the adsorption process occurred by ultraviolet fluorescence spectroscopy (FUV) technique. Equilibrium isotherms were obtained for evaluation of the maximum adsorption capacity of these adsorbents. Maximum adsorptive capacities of 16.64 and 20.30 mg.g-1 were obtained for the adsorbents: 2%AgNO3/MCM-41 and 2%AgNO3/SBA-15, respectively. The experimental data were adjusted to the Langmuir and Freundlich equilibrium models. The sulfur removal present in the diesel was significant, reaching the maximum adsorption of 89,2%.

  • Número de páginas: 13

  • Clenildo de Longe
  • Rafael Viana Sales
  • Anne Beatriz Figueira Câmara
  • Adriano Santos de Sousa
  • Leila Maria Campos Aguilera
  • Maritza Montoya Urbina
  • Tatiana de Campos Bicudo
  • Luciene Santos de Carvalho
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