Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook ANÁLISE DE MERCADO, SENSORIAL E ACEITAÇÃO DE PRODUTOS BENEFICIADOS A PARTIR DO PESCADO NA REGIÃO DA TRÍPLICE FRONTEIRA BRASIL, PERU E COLÔMBIA.

ANÁLISE DE MERCADO, SENSORIAL E ACEITAÇÃO DE PRODUTOS BENEFICIADOS A PARTIR DO PESCADO NA REGIÃO DA TRÍPLICE FRONTEIRA BRASIL, PERU E COLÔMBIA.

O pescado é a principal fonte de proteína da população na tríplice fronteira amazônica. Realizar a análise de mercado, análise sensorial e intenção de compras foram os objetivos deste trabalho. Os peixes utilizados no experimento foram adquiridos em feiras de Tabatinga e processados na Unidade de Beneficiamento do Pescado/SEPROR. Foram aplicados 50 questionários a consumidores para análise de mercado e 60 consumidores para análise sensorial de filé, fishburguer, linguiça, piracuí, almôndega e empanado a através de um teste de escala hedônica de 9 pontos de atitude e intenção de compras através de um teste de escala de atitude de 5 pontos. A pesquisa mostrou que o perfil do consumidor de pescado são pessoas adultas, brasileiros, casados, empregados e liberais, residem com cinco pessoas, renda mensal acima de quatro salários mínimos e escolaridade ensino médio completo. Todos os produtos apresentados tiveram na maioria avaliação de gostei muitíssimo e gostei muito, a intenção de compras foram que certamente compraria e possivelmente compraria. Moradores da tríplice fronteira não conheciam os diferentes produtos beneficiados de peixes amazônicos e esta pesquisa obteve boa aceitação, sendo uma opção de renda para o microempreendedor e garantia de mercado na região da tríplice fronteira amazônica.

Ler mais

ANÁLISE DE MERCADO, SENSORIAL E ACEITAÇÃO DE PRODUTOS BENEFICIADOS A PARTIR DO PESCADO NA REGIÃO DA TRÍPLICE FRONTEIRA BRASIL, PERU E COLÔMBIA.

  • DOI: 10.22533/at.ed.7732028052

  • Palavras-chave: Tecnologia, comércio, peixes, consumidor e renda.

  • Keywords: Technology, commerce, fish, consumer and income.

  • Abstract:

    Fish is the main source of protein for the population on the triple amazonian frontier. Performing market analysis, sensory analysis and purchase intention were the objectives of this work. The fish used in the experiment were purchased at Tabatinga fairs and processed at the Fish Processing Unit/ SEPROR. 50 questionnaires were applied to consumers for market analysis and 60 consumers for sensory analysis of filet, fishburger, sausage, piracuí, meatball and breaded to through a 9 point hedonic scale test of attitude and buying intention through a 5 point attitude scale. The survey showed that the consumer profile of fish are adults, brazilians, married, employed and independent, live with five people, monthly income above four minimum wages and complete high school education. All of the products presented were mostly very liked and very liked, the intention of purchases were that would certainly buy and possibly buy. Residents of the triple frontier did not know the different products benefited from amazonian fish and this research was well accepted, being an income option for the microenterprise and market guarantee in the triple frontier region of the Amazon.

  • Número de páginas: 15

  • NEYLI RITA CASTELO BRANCO NOVOA
  • JÂNDERSON ROCHA GARCEZ
  • NÍCOLAS ANDRETTI DE SOUZA NEVES
  • NEYLA AURORA CASTELO BRANCO NOVOA
Fale conosco Whatsapp