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capa do ebook A CONSTRUÇÃO DE TERRÁRIOS COMO FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A CONSTRUÇÃO DE TERRÁRIOS COMO FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Os Terrários são considerados uma representação reduzida do ecossistema terrestre e instrumento para pratica e ensino da educação ambiental, pois são simples e possibilitam o contato com múltiplos elementos da natureza, permitindo o estudo de maneira mais interativa sobre o funcionamento dos ecossistemas, relação socioambiental,  consumo e descarte de produtos e geração de resíduos sólidos, a partir da reutilização de garrafas pets para sua construção. Este trabalho foi desenvolvido durante o Projeto de Extensão “Digitais de Diálogos: saberes ambientais e alimentares para crianças da Sabiaguaba”, promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI, Campus Fortaleza, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), o qual ocorreu de setembro a dezembro de 2018, na Comunidade Pesqueira da Boca da Barra, no bairro Sabiaguaba, em Fortaleza/CE, e estruturou-se em Oficinas Socioeducativas sobre temas ambientais e alimentares relativos à própria Comunidade. A oficina de construção de terrários objetivou estimular o contato das crianças com os elementos naturais; favorecer a compreensão sobre ecossistema e seu funcionamento, além de contribuir para o entendimento sobre o papel do ser humano na sua relação com o ambiente. A metodologia utilizada foi a apresentação oral com cartazes sobre o os terrários, sua composição, função dos elementos e forma de construção. Utilizou-se materiais como garrafas PET, pedrinhas, carvão triturado, terra orgânica, pequenas plantas adaptadas à umidade e ferramentas para jardinagem. Como resultados imediatos tivemos a confecção dos terrários pelas crianças, e questionários respondidos pelas crianças, responsáveis e lideranças comunitárias, em que se notou que a prática despertou nas crianças a valorização do ambiente no qual estão inseridas. Para os responsáveis e lideranças, a atividade lúdica e formativa promoveu a noção de conservação ambiental e de convívio sustentável com o ambiente, sensibilizando-os sobre a importância dos elementos naturais que compõem o lugar em que vivem.

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A CONSTRUÇÃO DE TERRÁRIOS COMO FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

  • DOI: 10.22533/at.ed.1622029041

  • Palavras-chave: Comunidade Pesqueira. Sabiaguaba. Manguezal. Saberes Ambientais.

  • Keywords: Fishing Community; Sabiaguaba; Mangrove; Environmental Knowledge.

  • Abstract:

    Terrariums are considered a reduced representation of the terrestrial ecosystem and an instrument for the practice and teaching of environmental education, as they are simple and allow contact with multiple elements of nature, allowing a more interactive study of ecosystem functioning, socio-environmental relationship, consumption and product disposal and solid waste generation, from the reuse of pet bottles for their construction. This work was developed during the Extension Project “Digitals of Dialogues: Environmental and Food Knowledge for Children of Sabiaguaba”, promoted by the Center for Afro-Brazilian and Indigenous Studies - NEABI, Campus Fortaleza, Federal Institute of Education, Science and Technology of the Ceará (IFCE), which took place from September to December 2018, in the Fishing Community of Boca da Barra, Sabiaguaba neighborhood, Fortaleza / CE, and was structured in Socio-educational Workshops on environmental and food issues related to the Community itself. The terrarium construction workshop aimed to stimulate children's contact with natural elements; promote understanding about ecosystem and its functioning, and contribute to compreesion about the role of human beings in their relationship with the environment. The methodology used was the oral presentation with posters about the terrariums, their composition, function of the elements and form of construction. Materials such as PET bottles, smal stones, crushed charcoal, organic soil, small moisture-adapted plants and gardening tools were used. As immediate results we had the making of terrariums by children, and questionnaires answered by children, guardians and community leaders, in which it was noted that the practice aroused in children the appreciation of the environment in which they are inserted. For those responsible and leaders, the playful and formative activity promoted the notion of environmental conservation and sustainable living with the environment, making them aware of the importance of the natural elements that make up the place where they live. 

  • Número de páginas: 13

  • Natália de Freitas Oliveira
  • Anna Érika Ferreira Lima
  • Távila da Silva Rabelo
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