Visualizações

1

O PAPEL DA TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO MILITAR NIVO DAS NEVES

Este estudo tem como principal objetivo evidenciar o papel da tecnologia no processo de ensino aprendizagem dentro das salas de aulas do 2º ano do ensino médio. O objetivo foi analisar se no contexto escolar as práticas didático-metodológicas com o uso das mídias se contextualizam como espaços de aprendizagem que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A problematização está no sentido de que mesmo com a importância dela para o processo de ensino aprendizagem através da integração das mídias ao currículo escolar, percebe-se que o professor ainda não se adaptou à nova realidade, mesmo diante deste cenário e das relações entre estes atores em práticas pedagógicas mediadas pelas TIC. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com um estudo de natureza qualitativa e quantitativa, do tipo exploratório tendo como método de investigação o estudo de caso. O caso analisado é o de coleta de dados através de questionário semiaberto, aplicado aos professores, alunos e grupo gestor de um colégio militar. Concluiu-se que os resultados indicaram que há muitos casos de resistência quanto ao uso das TCI em sala de aula, muitos docentes ainda temem usá-la, os alunos em sua maioria não aprovam os métodos adotados pelos professores e que se melhor adotada e com maior freqüência nas práticas docentes, certamente, o índice de interesse pelos estudos teria proporções maiores. Conclui-se ainda que é de suma importância o professor se capacitar, assimilar essas novas tecnologias e, perceber que elas veem para ajudar e não para substituí-lo. Eles têm que se preparar, treinar, elaborar seu planejamento educacional ainda mais no ensino médio, contemplando o uso da TIC que melhor se adapte ao seu método de ensino e aplicá-las em seu benefício.

O PAPEL DA TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO MILITAR NIVO DAS NEVES

DOI: 10.22533/at.ed.33420051122

Palavras chave: Tecnologia, Formação do professor, Aprendizagem, Aluno, Ensino

Keywords: Technology. Teacher training. Learning. Student. Teaching.

Abstract:

This study has as main objective to highlight the role of technology in the process of teaching learning within the high school classrooms. The objective was to analyze if in the school context the didactic-methodological practices with the use of the media are contextualized as spaces of learning that favor the process of teaching and learning of the students. The problematization is that even with the importance of it for the process of teaching learning through the integration of the media into the school curriculum, we can see that the teacher has not yet adapted to the new reality, even in the face of this scenario and the relations between these actors in pedagogical practices mediated by ICT. It is a bibliographical research with a qualitative and quantitative study, of the exploratory type, having as a research method the case study. The case analyzed is the data collection through a semi-open questionnaire, applied to teachers, students and management group of a military college. It was concluded that the results indicated that there are many cases of resistance regarding the use of ICT in the classroom, many teachers still fear using it, the majority of the students do not approve of the methods adopted by the teachers and that is better adopted and higher frequency in teaching practices, certainly the interest rate for the studies would have greater proportions. It is also concluded that it is of the utmost importance for the teacher to train himself, to assimilate these new technologies and to realize that they come to help and not to replace him. They have to prepare, train, elaborate their educational planning even more in high school, contemplating the use of ICT that best suits their teaching method and apply them to their benefit.

Autores

  • Luciene Messias Ferreira de Paiva