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capa do ebook MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

A pesquisa descrita abaixo tem

como finalidade principal analisar a importância

do processo de mediação na alfabetização

e letramento dentro do Projeto Interventivo -

Aprimorando Saberes – desenvolvido entre

UNIPLAN e uma escola pública do DF. O

desempenho educacional de alguns alunos

que apresentam defasagem na leitura e

escrita representa o foco dos trabalhos a nível

pedagógico. De natureza qualitativa e baseado

em observação participativa, o estudo está

embasado em uma pesquisa desenvolvida

no ano letivo de 2018, realizada em uma

escola pública do Distrito Federal. As ações

implementadas resultaram no interesse dos

alunos pelas aulas, onde foi possível verificar

um desenvolvimento participativo e avanços

relevantes de aprendizagem. O levantamento

bibliográfico que fundamenta esse estudo

enfatiza sobre o entendimento da mediação

no processo de alfabetização e letramento, um

embasamento sobre a ideia de como surgiu o

projeto interventivo, quais foram as medidas

necessárias para que sua efetivação pudesse

ocorrer com excelência e quais ações foram

mediatizadas e inseridas no projeto. Na fase de

elaboração do referencial teórico foi utilizado

como acervo principal as obras de Araujo (2010),

Haidt (2002), Moran; Masetto; Behrens (2000),

Matui (1995), Oliveira (1996) dentre outros. O

teste da psicogênese foi a principal ferramenta

utilizada no projeto, assim foi possível concluir

que a mediação na prática pedagógica dentro

do projeto interventivo contribui de forma

significativa para o aprendizado dos alunos que

possuem déficit na aprendizagem, em especial

com alunos do 3ª ano do ensino fundamental.

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MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

  • DOI: 10.22533/at.ed.1532012023

  • Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Aprendizagem. Mediação. Ensino.

  • Keywords: Literacy. Literacy Learning. Mediation. Teaching

  • Abstract:

    The research described below has

    as its main purpose to analyze the importance

    of the mediation process in literacy and literacy 

    within the Interventive Project - Enhancing Knowledge - developed between UNIPLAN

    and a public school in DF. The educational performance of some students with reading

    and writing delays represents the focus of the work at the pedagogical level. Qualitative

    in nature and based on participatory observation, the study is based on research

    conducted in the 2018 school year, conducted in a public school in the Federal District.

    The implemented actions resulted in the students’ interest in the classes, where

    it was possible to verify participatory development and relevant learning advances.

    The bibliographic survey that underlies this study emphasizes on the understanding

    of mediation in the process of literacy and literacy, a foundation on the idea of how

    the interventional project came about, what were the necessary measures so that its

    implementation could occur with excellence and which actions were mediated. and

    inserted into the project. In the elaboration phase of the theoretical framework, the

    works of Araujo (2010), Haidt (2002), Moran; Masetto; Behrens (2000), Matui (1995),

    Oliveira (1996) among others. The psychogenesis test was the main tool used in the

    project, so it was possible to conclude that the mediation in the pedagogical practice

    within the intervention project contributes significantly to the learning of students with

    learning disabilities, especially with students in the 3rd year of education. fundamental.

     

  • Número de páginas: 15

  • Cristina Célia Rocha de Macêdo
  • Rosalina Rodrigues de Oliveira
  • Roseli de Melo Sousa e Silva
  • Elida Sabrina de Sousa Frutuoso
  • Cristina Celia Rocha de Macedo
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