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capa do ebook APLICAÇÃO E VALIDAÇÃO DO JOGO “TRAMPOLIM DOS FUNGOS”: UMA PROPOSTA LÚDICA E DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO

APLICAÇÃO E VALIDAÇÃO DO JOGO “TRAMPOLIM DOS FUNGOS”: UMA PROPOSTA LÚDICA E DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO

 O uso da ludicidade tem sido cada

vez mais difundido em diversas pesquisas

referentes a disciplina de Ciências e Biologia,

as quais apresentam um conteúdo em sua

maioria abstrato e que requer a utilização de

ferramentas didáticas, que sejam capazes de

facilitar a aproximação entre teoria e prática.

Nesse sentido, o presente trabalho, tem o

objetivo de relatar a aplicação de um jogo

didático a respeito do Reino Fungi, bem como

avaliar a percepção dos alunos do segundo

ano do nível médio sobre a atividade lúdica

trabalhada. A coleta de dados foi realizada em

uma escola da rede estadual de Barreiras-BA,

a partir da intervenção de estagiários do curso

de Licenciatura em Ciências Biológicas da

Universidade do Estado da Bahia - UNEB, ao

longo de três semanas consecutivas. O jogo

aplicado com as turmas foi o “Trampolim dos

Fungos” composto por 50 questões e finalizado

com a aplicação do questionário sobre a

percepção das turmas a respeito do mesmo. Os

dados foram tabelados com auxílio do programa

Microsoft Excel versão, 2010, no qual foi

possível constatar que o uso de jogos didáticos

promove a aprendizagem, socialização entre

os alunos, no entanto, ainda é bastante restrita

a utilização dessa ferramenta na escola. É

importante destacar que a sua utilização deve

estar atrelada a uma metodologia de ensino

consolidada, capaz de subsidiar ao aluno uma

boa base teórica dos conteúdos. 

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APLICAÇÃO E VALIDAÇÃO DO JOGO “TRAMPOLIM DOS FUNGOS”: UMA PROPOSTA LÚDICA E DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO

  • DOI: 10.22533/at.ed.15320120219

  • Palavras-chave: Ludicidade, Aprendizagem, Biologia

  • Keywords: Playfulness, Learning, Biology

  • Abstract:

    The use of playfulness has been increasingly widespread in several

    researches concerning the discipline of Sciences and Biology, which present a content

    mostly abstract and requires the application of didactic resources, that are able to

    facilitate the approximation between theory and practice. Thus (ou That way), this work

    aims to report the application of a didactic game regarding the Fungi Kingdom, and

    also evaluate the perception of the students from high school second year on the work

    of recreation. The data collection was performed in a school in Barreiras-BA, by the

    intervention of treinees of the degree course in Biological Sciences of the University

    of the State of Bahia - UNEB, over three consecutive weeks. The game applied in

    the classes was the “trampoline of fungi” composed by 50 questions and ended up

    with the application of the questionnaire on the perception of the classes about it. The

    data were tabulated with the support of the program Microsoft Excel version, 2010, in

    which it was possible to verify that the use of educational games promote learning and

    socialization among students, however, the use of this resource in school is still quite

    restricted. It is important to emphasize that its use should be linked to a consolidated

    teaching methodology, able to provide the student a good theoretical basis material.

  • Número de páginas: 13

  • Ana Paula Oliveira Maia
  • Mayana Valentin Santana
  • Felina Kelly Marques Bulhões
  • Núbia da Silva
  • Carla Gisele dos Santos Carvalho
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