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capa do ebook A ABORDAGEM DO CICLO DE POLÍTICAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES À ANÁLISE DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS

A ABORDAGEM DO CICLO DE POLÍTICAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES À ANÁLISE DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS

O objetivo deste artigo é apresentar

e discutir as contribuições da “abordagem

do ciclo de políticas”, procurando indicar

referências e contribuições à análise de

políticas educacionais. Destaca-se que o ciclo

de políticas não é um instrumento de descrição,

explicação ou definição de políticas, mas

constitui-se em um método de pesquisa. Foram

apresentados alguns autores/trabalhos que

trataram de apresentar ou utilizaram o método,

tais como Mainardes (2006), Mainardes e

Marcondes (2009), Mainardes, Ferreira e Tello

(2011), Mainardes e Stremel (2017), Viegas

(2014), Lima e Gandin (2012) e Oliveira e Lopes

(2011). O método é motivo de algumas críticas

que buscam aperfeiçoar o processo, tais como

a necessidade de uma teoria de Estado mais

clara e sofisticada ou a ausência de perspectivas

neomarxistas e feministas, ou ainda o fato de

não considerar os efeitos das políticas sobre

as questões de gênero e de raça, dentre

outras. Não obstante, a abordagem do ciclo de

políticas é uma importante ferramenta e oferece

instrumentos eficientes para uma análise crítica

da trajetória de políticas educacionais.

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A ABORDAGEM DO CICLO DE POLÍTICAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES À ANÁLISE DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS

  • DOI: 10.22533/at.ed.5842019031

  • Palavras-chave: Ciclo de políticas. Políticas educacionais. Método de pesquisa.

  • Keywords: Policy cycle. Educational policies. Research method.

  • Abstract:

    The aim of this article is to present

    and discuss the contributions of the “policy

    cycle approach”, seeking to indicate references

    and contributions to the analysis of educational

    policies. It is noteworthy that the policy cycle

    is not an instrument of policy description,

    explanation or definition, but constitutes a

    research method. Some authors/studies who

    tried to present or used the method, such as

    Mainardes (2006), Mainardes and Marcondes

    (2009), Mainardes, Ferreira and Tello (2011),

    Mainardes and Stremel (2017), Viegas (2014),

    Lima and Gandin (2012) and Oliveira and Lopes

    (2011) were presented. The method is the

    subject of some criticisms that seek to improve

    the process, such as the need for a clearer and

    more sophisticated state theory or the absence

    of neo-Marxist and feminist perspectives, or

    the fact that it does not consider the effects

    of policies on gender and race issues, among

    others. Nevertheless, the policy cycle approach 

    is an important tool and offers efficient tools for a critical analysis of the trajectory of

    educational policies.

  • Número de páginas: 8

  • Wellyngton Chaves Monteiro da Silva
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