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capa do ebook INCLUSÃO ESCOLAR: BARREIRAS ATITUDINAIS ENFRENTADAS NA APRENDIZAGEM

INCLUSÃO ESCOLAR: BARREIRAS ATITUDINAIS ENFRENTADAS NA APRENDIZAGEM

A inclusão escolar vem sido debatida constantemente, e como é de conhecimento, não é um processo fácil. Para que essa inclusão tenha êxito, é necessário que haja professores engajados a contribuir para uma melhor educação ao aluno, independente de possuir alguma limitação ou não. O objetivo desse trabalho trata-se de identificar as barreiras atitudinais encontradas em sala de aula em relação à um aluno do Ensino Superior. A metodologia refere-se à um estudo de caso, onde foram feitas observações dentro do curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário da Região da Campanha – Urcamp. As observações foram feitas com um aluno que possui Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Resulta-se assim, com base nas observações, que foram encontradas no decorrer das três aulas utilizadas como objeto de estudo, as seguintes barreiras atitudinais: da rejeição, da baixa expectativa ou subestimação e da compensação. Por fim conclui-se que as barreiras estão sim presentes no meio educacional, ora por parte dos colegas, ora por parte do professor. Porém é necessário que haja um esforço de todos os indivíduos para que o processo de inclusão seja realizado com êxito e que se possa ter uma educação de qualidade para todos.

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INCLUSÃO ESCOLAR: BARREIRAS ATITUDINAIS ENFRENTADAS NA APRENDIZAGEM

  • DOI: 10.22533/at.ed.28320130222

  • Palavras-chave: Inclusão, barreiras atitudinais, TDAH, educação.

  • Keywords: 9

  • Abstract:

    School inclusion has been debated constantly, and as is well known, it is not an easy process. Successful inclusion requires teachers who are committed to contributing to better student education, regardless of whether or not they have any limitations. The objective of this work is to identify the attitudinal barriers found in the classroom in relation to a student of higher education. The methodology refers to a case study, where observations were made within the Information Systems course of the University Center of the Campaign Region - Urcamp. Observations were made with a student who has Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). Thus, based on the observations that were found during the three classes used as object of study, the following attitudinal barriers were found: rejection, low expectation or underestimation and compensation. Finally, it is concluded that the barriers are present in the educational environment, sometimes by colleagues, sometimes by the teacher. However, there needs to be an effort by all individuals for the inclusion process to be successful and for quality education for all.

  • Número de páginas: 9

  • Claudete da Silva Lima Martins
  • Felipe Correa da Rosa Leite
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