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capa do ebook A ACESSIBILIDADE NA 17ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE INVERNO DE BONITO 2016 PELO ACERVO DO MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE MATO GROSSO DO SUL (MARCO)

A ACESSIBILIDADE NA 17ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE INVERNO DE BONITO 2016 PELO ACERVO DO MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE MATO GROSSO DO SUL (MARCO)

O ensino de arte em sua trajetória

histórica no Brasil recebeu várias interpretações,

moldadas segundo as necessidades

da sociedade. Revisitando o percurso

histórico do ensino de arte no Brasil, da sua

institucionalização à década de 1990, período

em que o movimento de inclusão escolar se

desencadeou a nível internacional, tendo como

marco a Conferência Mundial de Educação

para Todos (UNESCO, 1990) e a Declaração

de Salamanca (UNESCO, 1994) é que, o

trabalho pretende discutir o ensino da arte na

educação formal e não formal para pessoas

com deficiência como força motriz para a tão

conclamada inclusão. Para tanto, recorremos

ao registro do ensino da arte no Brasil e sua

intersecção com a educação das pessoas com

deficiência, bem como a produção acadêmica

da Associação Nacional de Pesquisadores

em Artes Plásticas observando as principais

perspectivas das pesquisas em arte para

esse público. Por fim, faremos o registro de

experiência sobre acessibilidade até então

inédita realizada no Festival de Inverno de Bonito

em Mato Grosso do Sul, em sua 17ª edição

(2016) por intermédio do acervo do MARCO,

Museu de Arte Contemporânea de MS a fim de

evidenciar a importância e o fortalecimento da

pessoa com deficiência em espaços culturais. 

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A ACESSIBILIDADE NA 17ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE INVERNO DE BONITO 2016 PELO ACERVO DO MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE MATO GROSSO DO SUL (MARCO)

  • DOI: Atena

  • Palavras-chave: Acessibilidade. Arte. Museu.

  • Keywords: Atena

  • Abstract:

    The teaching of art in its

    historical trajectory in Brazil received several

    interpretations, shaped according to the needs

    of society. Revisiting the historical course of art

    education in Brazil, from its institutionalization to

    the 1990s, a period in which the school inclusion

    movement started at an international level,

    with the World Conference on Education for

    All (UNESCO, 1990) as its The purpose of the

    Declaration of Salamanca (UNESCO, 1994) is

    to discuss the teaching of art in formal and nonformal education for people with disabilities as

    a driving force for the much-touted inclusion. To

    do so, we have recourse to the teaching of art in

    Brazil and its intersection with the education of

    people with disabilities, as well as the academic

    production of the National Association of

    Plastic Arts Researchers, observing the main

    perspectives of art research for the disabled

    person. Lastly, we will record the previously

    unseen accessibility experience held at the 

    Bonito Winter Festival in Mato Grosso do Sul, in its 17th edition (2016) through the

    MARCO collection, the Museum of Contemporary Art of MS in order to highlight The

    importance and empowerment of people with disabilities in cultural spaces.

  • Número de páginas: 15

  • Patrícia Nogueira Aguena
  • Celi Corrêa Neres
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