O ENSINO DE CULTURAS E HISTÓRIAS INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS, BRASIL

Neste capítulo abordaremos alguns aspectos das histórias e culturas dos povos indígenas no ensino de história, na educação infantil, das escolas da região metropolitana da cidade de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais, Brasil. Empregaremos como estratégia analítica e metodológica o mapeamento de diferentes abordagens do tema no cotidiano escolar e nas práticas de ensino-aprendizagem. Analisaremos entrevistas e dissertações elaboradas pelos graduandos do curso de pedagogia em seu estágio supervisionado. Com a Lei Nº 11.645/2008, observamos que o ensino de História é considerado um importante elemento na construção identitária dos alunos. Desta maneira, este ensaio é uma reflexão acerca das práticas de ensino no cotidiano escolar, sob o viés das abordagens acerca dos povos indígenas.

O ENSINO DE CULTURAS E HISTÓRIAS INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS, BRASIL

DOI: 10.22533/at.ed.1532012029

Palavras chave: Ensino de história, povos indígenas, educação;

Keywords: History teaching, indigenous peoples, education;

Abstract:

In this chapter we will analyze aspects of indigenous peoples’ histories and cultures in the teaching of history, in preschool, in the metropolitan region of Belo Horizonte (Minas Gerais, Brazil). We will use as methodology the mapping of different approaches of the theme in daily school and teaching practices. We will investigate interviews and dissertations prepared by undergraduates at their supervised internship. With the Brazilian Law 11.645/2008, we observe the teaching of history is considered an important element in the construction of students’ identity. Thus, this essay is an analysis of teaching practices on indigenous peoples.

Autores

  • Adriano Toledo Paiva
  • Adriano Toledo Paiva