Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM EXPERIMENTAL

INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM EXPERIMENTAL

Com o intuito de proporcionar um

melhor aprendizado para estudantes de Física,

discute-se no presente trabalho a importância

da utilização de práticas experimentais no

ensino. Partindo-se desse objetivo, propõese uma aula baseada na prática experimental

por demonstração POE (previsão-observaçãoexplanação), que consiste em apresentar

o experimento aos alunos antes da aula

convencional sobre determinado tema.

Devido ao fato de os estudantes de física

apresentarem dificuldades em relação ao

conteúdo de eletromagnetismo, principalmente

para conseguir visualizar o conceito de campo

magnético assim como as consequências de

suas variações, sugere-se uma abordagem no

ensino experimental demonstrando a Lei de

Faraday, mostrando-se a importância de o aluno

observar e interagir com o experimento. Criase, assim, uma situação em que ele, através

do seu conhecimento prévio adquirido, é capaz

de deduzir uma lei através da observação do

fenômeno. Com isso, quando o conteúdo for

apresentado, o estudante terá a sensação

de que o conceito físico está presente em

seu cotidiano, tornando-se menos abstrato

e, consequentemente, proporcionando uma

aprendizagem significativa. A abordagem

proposta neste presente artigo não está restrita

a um determinado tipo de estudante ou a

um conteúdo didático específico, podendo

ser aplicada a qualquer nível de física, seja

para alunos universitários, ensino médio

ou fundamental. A atividade experimental

foi aplicada a alunos do terceiro ano do

ensino médio. Uma comparação dos dados

coletados, por meio de questionários pré- e

pós-teste, mostrou uma melhora significativa

na compreensão dos vistos, além da aprovação

deste tipo de abordagem para o estudo de

conteúdos da física pelos alunos.

Ler mais

INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM EXPERIMENTAL

  • DOI: 10.22533/at.ed.15320120216

  • Palavras-chave: Experimentação, Indução eletromagnética, Ensino de Física, Ensino médio.

  • Keywords: Experimentation, Electromagnetic Induction, Physics Teaching, High School.

  • Abstract:

    In order to provide better learning for physics students, this paper discusses

    the importance of using experimental practices in teaching. Based on this objective, it

    is proposed a class based on experimental practice by demonstration POE (predictionobservation-explanation), which consists of presenting the experiment to students

    before the conventional class on a given topic. Due to the fact that physics students

    have difficulties in relation to the content of electromagnetism, especially to be able to

    visualize the concept of magnetic field as well as the consequences of its variations, it

    is suggested an approach in experimental teaching demonstrating the Faraday’s Law,

    showing the importance of the student observe and interact with the experiment. Thus,

    a situation is created in which he, through his previous knowledge acquired, is able to

    deduce a law through the observation of the phenomenon. With this, when the content

    is presented, the student will have the feeling that the physical concept is present in

    his daily life, becoming less abstract and, consequently, providing meaningful learning.

    The approach proposed in this article is not restricted to a certain type of student or

    to a specific didactic content, and can be applied at any level of physics, whether

    for university students, high school or elementary school. The experimental activity

    was applied to third year high school students. A comparison of the collected data,

    through pre- and post-test questionnaires, showed a significant improvement in the

    understanding of the visas, in addition to the approval of this type of approach for the

    study of physics content by students.

  • Número de páginas: 9

  • Adriana Gomes Dickman
  • Daniel Gouveia Duarte
Fale conosco Whatsapp