INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM EXPERIMENTAL

Com o intuito de proporcionar um melhor aprendizado para estudantes de Física, discute-se no presente trabalho a importância da utilização de práticas experimentais no ensino. Partindo-se desse objetivo, propõese uma aula baseada na prática experimental por demonstração POE (previsão-observaçãoexplanação), que consiste em apresentar o experimento aos alunos antes da aula convencional sobre determinado tema. Devido ao fato de os estudantes de física apresentarem dificuldades em relação ao conteúdo de eletromagnetismo, principalmente para conseguir visualizar o conceito de campo magnético assim como as consequências de suas variações, sugere-se uma abordagem no ensino experimental demonstrando a Lei de Faraday, mostrando-se a importância de o aluno observar e interagir com o experimento. Criase, assim, uma situação em que ele, através do seu conhecimento prévio adquirido, é capaz de deduzir uma lei através da observação do fenômeno. Com isso, quando o conteúdo for apresentado, o estudante terá a sensação de que o conceito físico está presente em seu cotidiano, tornando-se menos abstrato e, consequentemente, proporcionando uma aprendizagem significativa. A abordagem proposta neste presente artigo não está restrita a um determinado tipo de estudante ou a um conteúdo didático específico, podendo ser aplicada a qualquer nível de física, seja para alunos universitários, ensino médio ou fundamental. A atividade experimental foi aplicada a alunos do terceiro ano do ensino médio. Uma comparação dos dados coletados, por meio de questionários pré- e pós-teste, mostrou uma melhora significativa na compreensão dos vistos, além da aprovação deste tipo de abordagem para o estudo de conteúdos da física pelos alunos.

INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM EXPERIMENTAL

DOI: 10.22533/at.ed.15320120216

Palavras chave: Experimentação, Indução eletromagnética, Ensino de Física, Ensino médio.

Keywords: Experimentation, Electromagnetic Induction, Physics Teaching, High School.

Abstract:

In order to provide better learning for physics students, this paper discusses the importance of using experimental practices in teaching. Based on this objective, it is proposed a class based on experimental practice by demonstration POE (predictionobservation-explanation), which consists of presenting the experiment to students before the conventional class on a given topic. Due to the fact that physics students have difficulties in relation to the content of electromagnetism, especially to be able to visualize the concept of magnetic field as well as the consequences of its variations, it is suggested an approach in experimental teaching demonstrating the Faraday’s Law, showing the importance of the student observe and interact with the experiment. Thus, a situation is created in which he, through his previous knowledge acquired, is able to deduce a law through the observation of the phenomenon. With this, when the content is presented, the student will have the feeling that the physical concept is present in his daily life, becoming less abstract and, consequently, providing meaningful learning. The approach proposed in this article is not restricted to a certain type of student or to a specific didactic content, and can be applied at any level of physics, whether for university students, high school or elementary school. The experimental activity was applied to third year high school students. A comparison of the collected data, through pre- and post-test questionnaires, showed a significant improvement in the understanding of the visas, in addition to the approval of this type of approach for the study of physics content by students.

Autores

  • Adriana Gomes Dickman
  • Daniel Gouveia Duarte
  • Daniel Gouveia Duarte