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capa do ebook O FESTEJO DAS SANTAS ALMAS BENDITAS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA MORRO SÃO JOÃO EM SANTA ROSA DO TOCANTINS, BRASIL

O FESTEJO DAS SANTAS ALMAS BENDITAS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA MORRO SÃO JOÃO EM SANTA ROSA DO TOCANTINS, BRASIL

Este trabalho tem como objetivo

analisar o Festejo das Santas Almas Benditas

na Comunidade Quilombola Morro São João,

em Santa Rosa, Tocantins, na perspectiva

do território vivido, um ritual que acontece

anualmente no primeiro dia de novembro.

Como procedimentos metodológicos, optamos

por uma revisão sobre a temática dos Congos

e do território vivido e também entrevistas com

pessoas da comunidade, além de observação

participante. Percebemos a importância da

memoria e dos saberes que são transmitidos

e ensinados pelos mais velhos, os anciões,

seja dos cânticos, das danças, das rezas, do

processo de elaboração das comidas entre

outros. Concluímos que em termos de ensino é

preciso que os professores de geografia incluam

em suas práticas a valorização da memória e

dos territórios vividos, os microterritórios, como

forma de apresentar aos seus alunos que a

geografia está muito mais próxima de suas

vidas do que está nos livros didáticos, inclusive

levando os alunos a participarem de todo o

evento cultural.

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O FESTEJO DAS SANTAS ALMAS BENDITAS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA MORRO SÃO JOÃO EM SANTA ROSA DO TOCANTINS, BRASIL

  • DOI: 10.22533/at.ed.58420190318

  • Palavras-chave: Geografia Cultural. Congos. Comunidades Quilombolas

  • Keywords: Cultural geography. Congos. Quilombola Communities.

  • Abstract:

    This article aims at analyzing the

    Festivity of Saint Holy Souls (Festejo das Santas

    Almas Benditas) in the quilombola communities

    of Morro São João, in Santa Rosa, Tocantins,

    Brazil. In particular, we analyze the lived territory,

    an annual ritual that takes place on the first day

    of November. The methodology is composed

    of a systematic revision of the Congos and the

    lived territory, interviews with people from the

    community, and participant observation. We

    note the importance of memory and knowledge

    transmitted and taught by the elders, be it chants,

    dances, prayers, the food making process etc.

    We conclude that geography teachers must

    include in their teaching, appreciation practices

    of memory, lived territories, and micro-territories

    as means of presenting students with a

    geography that is much closer to their lives than

    textbook geography, which includes taking them

    to that cultural event.

  • Número de páginas: 12

  • Valdir Aquino Zitzke
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