O ENSINO DA DEFINIÇÃO DE FUNÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DE RAYMOND DUVAL

  A Matemática para a maioria dos alunos é considerada um obstáculo para seu desenvolvimento acadêmico. Buscando entrar no modo de pensar e trabalhar a Matemática, o psicólogo e filósofo francês Raymond Duval desenvolveu a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS). Com base nessa teoria, a presente pesquisa, de caráter qualitativo, objetiva apresentar possibilidades de ensino de função afim, mostrando novas perspectivas de abordar esse conceito em sala de aula. O trabalho possui dois tópicos essenciais. No primeiro tópico é apresentado a TRRS, enfatizando a importância da linguagem e o uso de representações para atividades Matemáticas, apresentando as transformações semiótica de tratamento e conversão seguidas de exemplos dentro do conteúdo de função. O segundo tópico, mostra a definição de uma função afim através de diferentes registros de representação, seguidos de exemplos presentes no cotidiano. Chama-se a atenção para a forma de definir função, e o quanto é importante o professor explicar a diferença entre uma função e uma relação. Por fim, evidenciouse que o ensino de funções pode ser melhorado quando o professor tem o cuidado de apresentar as definições, conceitos e aplicações de maneira a privilegiar a mudança de registros de representação e as transformações de tratamento para fixar os conteúdos trabalhados. Se após a apresentação do conteúdo de função afim, o aluno entendeu pelo menos dois  registros de representação em conversão biunívoca, poderá ser considerada uma retenção muito maior, por parte do aluno, do assunto que lhe foi transmitido.  

O ENSINO DA DEFINIÇÃO DE FUNÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DE RAYMOND DUVAL

DOI: 10.22533/at.ed.15320120210

Palavras chave: Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Transformações Semióticas. Função Afim.

Keywords: Theory of Registers of Semiotic Representation. Semiotic transformations. Linear functions.

Abstract:

  Mathematics for most students is considered an obstacle to their academic development. Seeking to enter the way of thinking and working mathematics, French psychologist and philosopher Raymond Duval developed the Theory of Registers of Semiotic Representation (TRRS). Based on this theory, this qualitative research aims to present possibilities of teaching related function, showing new perspectives to approach this concept in the classroom. The work has two essential topics. The first topic introduces TRRS, emphasizing the importance of language and the use of representations for mathematical activities, presenting the semiotic transformations of treatment and conversion followed by examples within function content. The second topic shows the definition of a related function through different representation registers, followed by examples present in everyday life. Attention is drawn to how to define function, and how important it is for the teacher to explain the difference between a function and a relationship. Finally, it was evidenced that the teaching of functions can be improved when the teacher is careful to present the definitions, concepts and applications in order to privilege the change of representation registers and treatment transformations to fix the worked content. If after the presentation of the related function content, the student has understood at least two representation records in two-way conversion, a much larger retention by the student of the subject matter may be considered.

Autores

  • Edislana Alves Barros Andrade
  • Geraldo Magella Obolari de Magalhães
  • Osvaldo Antonio Ribeiro Junior
  • Renata Gaspar da Costa
  • Suzana Nunes Rocha