A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA E DO PROFESSOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN

Oferecer para todos os alunos as mesmas oportunidades educativas e um desenvolvimento satisfatório no processo de aprendizagem é um grande desafio. Esse desafio se torna ainda mais complexo quando se trata da inclusão de um aluno com necessidades especiais e suas peculiaridades. O aluno portador da Síndrome de Down se enquadra nesse desafio complexo. Este presente artigo compreende um estudo para destacar e reafirmar a importância da participação e colaboração dos pais no processo de inclusão e de aprendizagem da criança, bem como, destacar o papel do professor como o principal personagem para a formação de uma sociedade inclusiva. Concluiu-se com esse trabalho que a criança com Síndrome de Down não é uma criança doente, e que se for feito um trabalho de inclusão de forma correta e uma estimulação desde os primeiros anos de vida, tem total condição de se desenvolver e alcançar grandes avanços no processo de aprendizagem.  

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA E DO PROFESSOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN

DOI: 10.22533/at.ed.1532012026

Palavras chave: Síndrome de Down, inclusão, professor, família.

Keywords: Down syndrome, inclusion, teacher, family.

Abstract:

Providing all students with the same educational opportunities and satisfactory development in the learning process is a major challenge. This challenge becomes even more complex when it comes to the inclusion of a student with special needs and their peculiarities. The student with Down Syndrome fits into this complex challenge. This article comprises a study to highlight and reaffirm the importance of parental participation and collaboration in the process of inclusion and learning of the child, as well as highlighting the role of the teacher as the main character for the formation of an inclusive society. It was concluded from this work that the child with Down Syndrome is not a sick child, and that if an inclusion work is done correctly and stimulation from the first years of life, is fully  able to develop and reach great advances in the learning process.

Autores

  • Cristina de Fátima de Oliveira Brum Augusto de Souza
  • Fabio Luiz Fully Teixeira
  • Fernanda Castro Manhães
  • José Fernandes Vilas Netto Tiradentes
  • Lucas Capita Quarto
  • Maria José Ferreira Cordeiro