O PROCESSO DE LEITURA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA COM LEITURAS INFANTIS NA E.M.E.I. SANTA ROSA NO MUNICÍPIO DE ABATETUBA/PA

Esse trabalho enfatiza o processo de ensino e aprendizagem sobre a  leitura no 3º ano do ensino fundamental e atrela a essa temática um relato de experiência na escola EMEI  Santa Rosa, buscando considerar a metodologia que o docente desenvolve na perspectiva de fazer que o aluno consiga aprender de maneira motivadora a partir de aulas dinâmicas com a utilização de recursos eficazes que venham causar uma melhor aprendizagem na turma. . Para melhor desenvolver o trabalho, abordam-se importantes autores que relatam sobre a prática e a experiência do docente e a utilização das metodologias aplicadas. Tendo em vista os desafios e dificuldades que os alunos vivenciam durante o processo de ensino e aprendizagem da leitura. Faz-se uma pesquisa de caráter bibliográfica, mostrando alguns pontos fundamentais que o docente preciso para inovar cada vez mais as práticas e as experiências em sala de aula com intuito de fazer que os alunos aprendam e adquirem aptidões pela leitura de maneira que o docente consiga diminuir os desafios e dificuldades que muitos alunos no 3º ano apresentam. No entanto, a família diante desse processo de aprendizagem deve junto a escola e o docente, colaborar e acompanhar o aluno , uma vez que a participação da família em todo esse processo é essencial para a vida educacional do aluno não deixando de ajuda-los nas atividades extraclasses e nem nas etapas necessárias para o superar os desafios e dificuldades que enfrenta nessas etapas iniciais tão importantes para o seu desenvolvimento psíquico.   Conclui-se essa pesquisa bibliográfica, considerando que o incentivo por parte das famílias é essencial assim como a prática, experiências e as metodologias que o docente desenvolve.

O PROCESSO DE LEITURA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA COM LEITURAS INFANTIS NA E.M.E.I. SANTA ROSA NO MUNICÍPIO DE ABATETUBA/PA

DOI: 10.22533/at.ed.27620130233

Palavras chave: 1. Educação e Estado – Brasil. 2. Educação – Aspectos sociais. 3. Educação – Inclusão social. I. Monteiro, Solange Aparecida de Souza.

Keywords: Family, Teaching learning, practices, experience, methodologies.

Abstract:

This work emphasizes the process of teaching and learning about reading in the 3rd year of elementary school, and links to this theme an experience report at EMEI Santa Rosa school seeking to consider the methodology that the teacher develops in order to enable the student to learn in a motivating way from dynamic classes with the use of effective resources that learning in the class. . To better develop the work, we approach important authors who report on the practice and the experience of the teacher and the use of the applied methodologies. In view of the challenges and difficulties that students experience during the teaching and learning process of reading. A bibliographical research is done, showing some fundamental points that the teacher needs to innovate more and more the practices and the experiences in the classroom in order to make that the students learn and acquire abilities by the reading so that the teacher obtains challenges and difficulties that many students in the third year present. However, the family in front of this learning process should, together with the school and the teacher, collaborate and accompany the student, since the participation of the family in this whole process is essential for the educational life of the student, not ceasing to help them in the extraclass activities and in the necessary steps to overcome the challenges and difficulties that he faces in those initial stages so important for his psychic development. We conclude this bibliographic research, considering that the encouragement by the families is essential as well as the practice, experiences and methodologies that the teacher develops

Autores

  • Oselita de Figueiredo Correa .
  • Oselita de Figueiredo Côrrea