Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook O COORDENADOR PEDAGÓGICO E SUAS PROPOSIÇÕES FORMATIVAS: REFLEXOS NO TRABALHO DOCENTE

O COORDENADOR PEDAGÓGICO E SUAS PROPOSIÇÕES FORMATIVAS: REFLEXOS NO TRABALHO DOCENTE

O objeto deste estudo são as

proposições formativas realizadas aos

professores e como repercutem em seu

trabalho. Para tanto, possui como objetivo

desvelar o reflexo das proposições formativas

do coordenador pedagógico no trabalho

dos professores. A fundamentação teórica

apresenta autores que discutem o papel e

atuação do coordenador pedagógico enquanto

mediador do trabalho pedagógico, como

Domingues (2014), Pinto (2011), Placco (2012)

e a compreensão de formação continuada

considerada a partir da prática docente

com Nóvoa (1995) e Imbernón (2011). A

investigação ampara-se na análise qualitativa,

utilizando o questionário como instrumento

para a coleta de dados, tendo como sujeitos

os professores e coordenador pedagógico de

uma instituição municipal de Educação Infantil.

Os resultados mostram o reconhecimento do

trabalho do coordenador pedagógico frente

às práticas pedagógicas do docente e da sua

contribuição para a melhora do ensino, assim,

buscando contribuir para formações e práticas

de acompanhamento ao docente.

Ler mais

O COORDENADOR PEDAGÓGICO E SUAS PROPOSIÇÕES FORMATIVAS: REFLEXOS NO TRABALHO DOCENTE

  • DOI: 10.22533/at.ed.58420190311

  • Palavras-chave: Coordenador Pedagógico. Formação Continuada. Trabalho Docente.

  • Keywords: Pedagogical Coordinator; Continuing Education, Teaching Work.

  • Abstract:

    The object of this study is the

    formative proposals made to teachers and how

    they affect their work. To this end, it aims to

    unveil the reflection of the educational proposals

    of the pedagogical coordinator in the work of 

    teachers. The theoretical foundation presents authors who discuss the role and role

    of the pedagogical coordinator as mediator of pedagogical work, such as Domingues

    (2014), Pinto (2011), Placco (2012) and the understanding of continuing education

    considered from the teaching practice with Nóvoa (1995) and Imbernón (2011). The

    research was based on qualitative analysis, using the questionnaire as an instrument for

    data collection, with the teachers and pedagogical coordinator of a municipal institution

    of Early Childhood Education as subjects. The results show the recognition of the work

    of the pedagogical coordinator facing the pedagogical practices of the teacher and its

    contribution to the improvement of teaching, thus seeking to contribute to training and

    monitoring practices to the teacher

  • Número de páginas: 15

  • Camila Macenhan
  • Jaqueline de Morais Costa
  • Karine Ferreira Monteiro
  • Victoria Mottim Gaio
Fale conosco Whatsapp