A EDUCAÇÃO DE SURDOS E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DO ENSINO REGULAR

O presente  artigo  tem como objetivo  discutir  sobre a  importância  da  educação de surdos e a prática pedagógica dos professores do ensino regular .Como metodologia realizou-se a  pesquisa bibliográfica,  tendo como cunho qualitativo, no qual após  diversas  leituras,  aponta-se que a  formação do professor das salas  de  aulas inclusivas  tem sido um complicador  no processo de  inclusão. Tal concepção  se  dá  pelo fato desses  professores  não dominarem a Libras,  necessitando de forma sistemática  do interprete  para  mediar  a  comunicação. O surdo para  se  comunicar  na  escola  depende exclusivamente do apoio do intérprete,  caso este  profissional não esteja por  perto, o surdo não terá oportunidade  de  se expressar e de  ser  compreendido.  Dessa  forma, esse  estudo se torna  relevante para  que  o sistema de educação invista  no debate coletivo, para criar  mecanismos e  construção de estratégias  que  visem preparar o  professor para vivenciar de forma plena e  integral o processo de inclusão com estudantes  surdos.

A EDUCAÇÃO DE SURDOS E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DO ENSINO REGULAR

DOI: 10.22533/at.ed.2762013027

Palavras chave: 1. Educação e Estado – Brasil. 2. Educação – Aspectos sociais. 3. Educação – Inclusão social. I. Monteiro, Solange Aparecida de Souza.

Keywords: School. Inclusion. Pounds. Deafness

Abstract:

This article aims to discuss the importance of deaf education and the pedagogical practice of regular school teachers. As a methodology the bibliographical research was carried out, having as qualitative slant, in which after several readings, it is pointed that the formation The inclusion of inclusive classroom teachers has been a complicating factor in the inclusion process. Such a conception is due to the fact that these teachers do not dominate Libras, needing systematically the interpreter to mediate communication. The deaf to communicate at school depends solely on the interpreter's support, if this professional is not around, the deaf will have no opportunity to express themselves and to be understood. Thus, this study becomes relevant for the education system to invest in the collective debate, to create mechanisms and build strategies that aim to prepare the teacher to fully and fully experience the inclusion process with deaf students.

Autores

  • Rosimar de Jesus Souza Sepulchro
  • Rosimar De Jesus Souza Sepulchro