Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook O LÚDICO ATRAVÉS DE JOGOS DIDÁTICOS COMO AUXÍLIO EM AULAS DE TABELA PERIÓDICA PARA ALUNOS DO 9º ANO

O LÚDICO ATRAVÉS DE JOGOS DIDÁTICOS COMO AUXÍLIO EM AULAS DE TABELA PERIÓDICA PARA ALUNOS DO 9º ANO

O presente trabalho teve objetivo de investigar a utilização de jogos lúdicos para o ensino e aprendizagem em Química, como uma contribuição e recurso para a construção do conhecimento e auxílio para os alunos, no conteúdo de Tabela Periódica. A pesquisa foi realizada com vinte e oito alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Tenente Rêgo Barros em Belém-PA. A relevância dessa temática justifica-se pelas dificuldades enfrentadas por alunos e professores no que diz respeito ao ensino e aprendizagem da química no final do ensino fundamental. Foram utilizados como instrumento de coleta de dados dois modelos de questionário que foram aplicados antes e depois da execução dos jogos, tanto como forma de avaliação do conhecimento do aluno sobre o conteúdo selecionado, quanto à avaliação do discente acerca dos jogos aplicados; e também observações feitas no desenvolvimento do momento lúdico. Os resultados da investigação revelaram que a utilização de jogos didáticos na aprendizagem de Química possibilitou a compreensão dos conceitos de tabela periódica, além de contribuir para que a aula se torne mais dinâmica e interativa, uma vez que, utilizando jogos lúdicos como auxílio para a construção do conhecimento, viabiliza a proximidade do aluno com o conteúdo. Embora sejam poucas as práticas de ensino voltadas para jogos lúdicos. Os dados obtidos demonstram na concepção dos alunos que este modo de ensino e aprendizagem auxiliada em jogos é recebido positivamente, tornando as aulas mais eficazes por serem minimizadores das dificuldades na aprendizagem em Química.

Ler mais

O LÚDICO ATRAVÉS DE JOGOS DIDÁTICOS COMO AUXÍLIO EM AULAS DE TABELA PERIÓDICA PARA ALUNOS DO 9º ANO

  • DOI: 10.22533/at.ed.51520240312

  • Palavras-chave: Aprendizagem, Tabela periódica, Lúdico, Conhecimento.

  • Keywords: Learning, Periodic Table, Playful, Knowledge.

  • Abstract:

    The present work aimed to investigate the use of playful games for teaching and learning in Chemistry, as a contribution and resource for the construction of knowledge and help for students, in the content of Periodic Table. The research was conducted with twenty-eight students of the 9th grade of elementary school at the Tenente Rêgo Barros School in Belém-PA. The relevance of this theme is justified by the difficulties faced by students and teachers regarding the teaching and learning of chemistry at the end of elementary school. It was used as data collection instrument two questionnaire models that were applied before and after the games, both as a way of assessing the student's knowledge about the selected content, as well as the student's assessment of the games applied and also, observations made in the development of the playful moment. The results of the investigation revealed that the use of didactic games in Chemistry learning allowed the understanding of the concepts of periodic table, besides contributing for the class to become more dynamic and interactive, since, using playful games as aid to the construction of knowledge, enables the student's proximity to the content. Although there are few teaching practices focused on playful games. The data obtained demonstrate in the students' conception that this mode of teaching and assisted learning in games is received positively, making the classes more effective because they minimize the learning difficulties in chemistry.

  • Número de páginas: 13

  • Manoel Leão Lopes Junior
  • Lourivaldo Silva Santos
  • Marivaldo José Costa Corrêa
  • Raílda Neyva Moreira Araújo
  • Haroldo da Silva Ripardo Filho
  • Luely Oliveira da Silva
  • Catarina Estumano Bandeira
  • Lucio Flavio Pires Santos
  • Jéssica de Souza Viana
  • Felipe Augusto da Silva Bezerra
  • Manoel Leão Lopes Júnior
Fale conosco Whatsapp