A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NO PROCESSO DE ACOLHIMENTO DO EDUCANDO COM TDAH

Este artigo tem por objetivo estudar a importância do lúdico no processo ensino de inclusão de crianças com Transtorno de Deficit de Atenção/Hiperatividade proporcionando-lhe uma forma prazerosa de aprender e uma convivência digna em sociedade. Foram abordados o valor e relevância de se utilizar a ludicidade como ferramenta para oportunizar a inserção do educando com tais distúrbios em classes regulares. Por isso, é preciso que se tenha um embasamento dos professores sobre o assunto para que se obtenha êxito por parte dos estudantes e recursos para o desenvolvimento do ensino na unidade escolar. A pesquisa será de recurso bibliográfico e para dar suporte ao assunto utilizaremos obras voltadas para o conteúdo com uma reflexão baseada em alguns autores como Parreiras (2010), Friedmann (2012), Nista-Piccolo (2012), Relvas (2015) e Sátiro (2012) que deram subsídios para o desenvolvimento do trabalho. Conclui-se que o papel do professor é fundamental perante a problemática e que a brincadeira precisa ser vista como um recurso através do qual o aluno usufrui de um aprendizado significativo e se dá de maneira prazerosa.  

A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NO PROCESSO DE ACOLHIMENTO DO EDUCANDO COM TDAH

DOI: 10.22533/at.ed.2762013026

Palavras chave: 1. Educação e Estado – Brasil. 2. Educação – Aspectos sociais. 3. Educação – Inclusão social. I. Monteiro, Solange Aparecida de Souza.

Keywords: ADHD. Teacher. Ludic. Learning

Abstract:

This article aims to study the importance of playfulness in the teaching process of inclusion of children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder providing them with a pleasurable way of learning and a decent living in society. We will address the value and relevance of using playfulness as a tool to facilitate the inclusion of the student with such disorders in regular classes. Therefore, teachers need to be grounded on the subject in order to be successful on the part of students and resources for the development of teaching in the school unit. The research will be bibliographic resource and to support the subject we will use content-oriented works with a reflection based on some authors such as Parreiras (2010), Friedmann (2012), Nista-Piccolo (2012), Relvas (2015) and Satiro (2012) that gave subsidies for the development of work. It is concluded that the teacher's role is fundamental in the face of the problem and that the play needs to be seen as a resource through which the student enjoys a meaningful learning and takes place in a pleasant way.

Autores

  • Cristina de Fátima de Oliveira Brum Augusto de Souza
  • Cristina de Fátima de Oliveira Brum Augusto de Souza
  • Fabio Luiz Fully Teixeira
  • Fernanda Castro Manhães
  • José Fernandes Vilas Netto Tiradentes
  • Lucas Capita Quarto
  • Lúcia Balbina de Souza Nunes