Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook IMPLANTAÇÃO DO PNAIC EM SÃO PAULO: UM ESTUDO DE CASO

IMPLANTAÇÃO DO PNAIC EM SÃO PAULO: UM ESTUDO DE CASO

O presente artigo é resultado de

pesquisa de mestrado no Programa de PósGraduação em Educação pela Universidade

Federal de São Carlos (UFSCar), de cunho

qualitativo, referente à política pública federal

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade

Certa (PNAIC). Trata-se de um estudo de caso

voltado para obter informações a respeito

da formação de professores de 1º, 2º e 3º

ano do ensino fundamental de nove anos

de uma escola da rede pública estadual de

São Paulo. Analisou-se materiais oficiais,

legislação específica, levantamento de teses

e dissertações sobre política de formação

docente, documento pedagógico da instituição;

entrevistou-se as professoras dos três anos

e suas respectivas formadoras no programa.

Este trabalho está embasado teoricamente na

abordagem histórico-cultural e em autores que

discutem políticas educacionais de formação

de professores. A análise do material coletado

revela evidências de lacunas e aspectos

negativos que merecem especial atenção

e precisam ser revistos na implantação de

políticas educacionais que preveem a formação

docente com ênfase nos anos iniciais do ensino

fundamental.

Ler mais

IMPLANTAÇÃO DO PNAIC EM SÃO PAULO: UM ESTUDO DE CASO

  • DOI: 10.22533/at.ed.5842019035

  • Palavras-chave: Política Pública. Formação de professores. Alfabetização e Letramento.

  • Keywords: Public policy. Teacher training. Literacy and world reading.

  • Abstract:

    This article is the result of

    a master’s research, conducted through

    the Graduate Program in Education by the

    Universidade Federal de São Carlos (UFSCar),

    of qualitative nature, regarding federal public

    policy Pacto Nacional pela Alfabetização na

    Idade Certa (PNAIC). This is a case study

    aimed at obtaining information about the

    education of 1st, 2nd and 3rd grade teachers

    of the 9th grade elementary school of a public

    school in São Paulo. Official materials, specific

    legislation, survey of theses and dissertations 

    on teacher training policy, pedagogical document of the institution were analyzed; the

    three teachers and their respective trainers in the program were interviewed. This work

    is theoretically based on the historical-cultural approach and on authors who discuss

    teacher education policies. The analysis of the collected material reveals evidence of

    gaps and negative aspects that deserve special attention and need to be reviewed

    in the implementation of educational policies that provide for teacher education with

    emphasis on the early years of elementary school.

  • Número de páginas: 8

  • Maria Iolanda Monteiro
  • Josi Carolina da Silva Leme
Fale conosco Whatsapp