ENTRE O POSSÍVEL E O NÃO POSSÍVEL: A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

 Este artigo apresenta os obstáculos e possibilidades para a efetivação da interdisciplinaridade sob o ponto de vista de um conjunto de professores de um curso de Licenciatura no ensino superior. A recolha dos dados se deu por meio do formulário preenchido na plataforma Google Form (2018, 2019) e enviado o link via e-mails e whatsApp. Pautados na proposta de análise de conteúdo por Bardin (1997), os dados foram analisados com base nas unidades de contexto e de significação identificadas pelas autoras a partir do estudo bibliográfico que acompanhou a investigação destacados em Fazenda, (1994), (2002), (2008) (2011); Morin (2000), (2003) (2006) e Ramos (2004), (2016). Os resultados encontrados evidenciaram como maiores obstáculos os epistemológicos e instrucionais e psicossociológicos e culturais.     

ENTRE O POSSÍVEL E O NÃO POSSÍVEL: A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

DOI: 10.22533/at.ed.1532012022

Palavras chave: Interdisciplinaridade. Ensino Superior. Formação de professores.

Keywords: Atena

Abstract:

Atena 

Autores

  • Luiza Olivia Lacerda Ramos
  • Luiza Olivia Lacerda Ramos
  • Patrícia Figueredo de Jesus Maia