Análise da aplicação do Teste Forma Mentis como evidência da potencial mentalidade empreendedora dos jovens

este artigo apresenta resultados parciais da pesquisa de avaliação dos resultados da pedagogia ontopsicológica aplicada na formação dos acadêmicos do Bacharelado em Ontopsicologia da Faculdade Antonio Meneghetti. Os resultados ora apresentados tratam do levantamento do teste Forma Mentis aplicado ao grupo de vinte e seis alunos participantes da pesquisa, das primeira, segunda e terceira turmas, no primeiro semestre de graduação, com o objetivo de verificar o potencial da mentalidade empreendedora e liderística dos jovens. O instrumento utilizado para pesquisa foi o teste Forma Mentis (Mencarelli, 2014). Assim, obtiveram-se resultados positivos, indicativos de potencial para realização de empreendimentos, o que evidencia o potencial bem aplicado tanto em suas atividades do dia-a-dia como em sua vida em integralidade. Indicações estas que apontam para uma pedagogia que compreenda o real do ser humano e auxilie o jovem a ser capaz de desenvolver a sua própria vida de modo autônomo e maduro.

Análise da aplicação do Teste Forma Mentis como evidência da potencial mentalidade empreendedora dos jovens

DOI: 10.22533/at.ed.27620130221

Palavras chave: 1. Educação e Estado – Brasil. 2. Educação – Aspectos sociais. 3. Educação – Inclusão social. I. Monteiro, Solange Aparecida de Souza.

Keywords: Youth. Ontopsychological Science. Forma Mentis. Pedagogy.

Abstract:

this article presents partial results of the research of evaluation of the results of the ontopsychological pedagogy applied to the formation of the Ontopsychology Bachelors of the Antonio Meneghetti Faculty. The results presented here deal with the survey of the Forma Mentis test applied to the group of twenty-six students participating in the research, from the first, second and third classes, in the first semester of the undergraduate, aiming to verify the potential of the entrepreneurial and leadership mentality of the youth. The research  A Educação em suas Dimensões Pedagógica, Política, Social e Cultural Capítulo 21 243 instrument used was the Forma Mentis test (Mencarelli, 2014). Thus, positive results were obtained, indicative of potential for undertaking enterprises, which shows the potential well applied to both their daily activities and in their life as a whole. These indications point to a pedagogy that understands the reality of the human being and helps the young to be able to develop their own life in an autonomous and mature way.

Autores

  • Breno Prado da Silva
  • Carmen Ivanete D`Agostini Spanhol
  • Juliana Fick de Oliveira
  • Maria Clara Mahlke Ranoff