APLICABILIDADE TEÓRICO-PRÁTICA DA TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL NOS PROCESSOS EDUCATIVOS

Considerada como “a primeira onda”, a expansão do behaviorismo radical tornou inegável sua influência na área da educação nas últimas décadas. O fato de seu grande propulsor, Burrhus Frederic Skinner, ter a temática “educação” frequentemente em sua obra aumentou ainda mais a aplicação de se suas propostas às práticas educacionais. O mesmo não aconteceu com as abordagens de “segunda onda” (Psicologia Cognitiva e Cognitiva-comportamental) que, em grande parte, têm suas propostas/atuações no contexto da psicologia clínica, saúde mental e psiquiatria. Uma vez que, em seus estudos científicos, Aaron Beck (um dos principais expoentes da Terapia Cognitivo-Comportamental) comprovou os resultados da TCC e sua eficácia para diversas psicopatologias (muitas das quais interferem e/ ou estão ligadas diretamente ao processo de ensino-aprendizagem). Este estudo pretende revisar a literatura fundamental e atual proposta pela TCC em busca de possíveis contribuições às práticas educacionais e desenvolvimento humano. Uma vez que a TCC pode ser (e se propõe a ser) experimentada nos mais diversos âmbitos do conhecimento humano, este estudo incui a TCC, seus métodos/tecnologias e investiga uma possível utilização destas à fim de experimentar também nos processos educacionais, o sucesso que a mesma tem obtido em contexto clínico.

APLICABILIDADE TEÓRICO-PRÁTICA DA TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL NOS PROCESSOS EDUCATIVOS

DOI: 10.22533/at.ed.27620130223

Palavras chave: 1. Educação e Estado – Brasil. 2. Educação – Aspectos sociais. 3. Educação – Inclusão social. I. Monteiro, Solange Aparecida de Souza.

Keywords: Atena

Abstract:

Atena 

Autores

  • Sérgio Caetano da Silva Junior