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capa do ebook INCLUSÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS: uma análise da utilização da escuta sensível no contexto da sala de aula

INCLUSÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS: uma análise da utilização da escuta sensível no contexto da sala de aula

Este trabalho se insere no contexto dos estudos de doutoramento de um de seus autores e apresenta uma compreensão da relação estabelecida entre os estudantes surdos e o intérprete educacional como constituinte do fazer pedagógico que se desenvolve, neste caso, em uma sala de aula de ensino médio. Sendo assim, assumimos e defendemos aqui, em consonância com a perspectiva da Teoria da Subjetividade de González Rey, que o processo de ensino-aprendizagem é relacional e as singularidades das pessoas participantes constituem o ao mesmo tempo em que se constituem no espaço-tempo da aula. Ao desenvolver a presente investigação, nosso intuito foi analisar o processo de produção de uma ambiência favorável para a aprendizagem de estudantes surdos, no contexto da sala de aula de uma escola pública de ensino médio. Para tanto, com base nas ideias de González Rey, como referencial teórico, utilizamos a subjetividade em uma perspectiva cultural-histórica e o procedimento investigativo foi inspirado nos princípios da Epistemologia Qualitativa. Com o intuito de favorecer a produção de subsídios empíricos pelos participantes, foram utilizados, entre outros indutores, conversas informais, produção de cartas e desenhos, completamento de frases. Os resultados indicaram que o exercício de escuta sensível, realizado pelo intérprete educacional como ação pedagógica, se constituiu como fonte geradora de sentidos e favoreceu a criação de uma ambiência favorável para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem de estudantes surdos.

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INCLUSÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS: uma análise da utilização da escuta sensível no contexto da sala de aula

  • DOI: 10.22533/at.ed.6212019032

  • Palavras-chave: subjetividade; estudante surdo; intérprete educacional.

  • Keywords: subjectivity; deaf student; educational interpreter, sensitive listening

  • Abstract:

    This work is part of the doctoral studies of one of its authors and presents an understanding of the relationship established between deaf students and the educational interpreter as a constituent of the pedagogical work that develops, in this case, in a high school classroom . Thus, we assume and defend here, in consonance with the perspective of the Subjectivity Theory of González Rey, that the teaching-learning process is relational, constituted by a subjective dimension, in which the singularities of the participants are at the same time which constitute the space-time of the lesson. In developing the present investigation, our intention was to analyze the process of producing a favorable environment for the learning of deaf students, in the context of the classroom of a public high school. Then, based on the ideas of González Rey, we use, as theoretical reference subjectivity in a cultural-historical perspective and the investigative procedure was inspired by the principles of Qualitative Epistemology. In order to favor the production of empirical subsidies by the participants, informal conversations, letter and drawing production, and sentence completion were used, among other inductors. The results indicated that the sensitive listening by the educational interpreter was perfect as a great value for the creation of a favorable environment for the teaching-learning process of deaf students.

  • Número de páginas: 11

  • Elias Batista dos Santos
  • Ricardo Gauche
  • Isabella Guedes Martinez
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