ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DAS PRÁTICAS DE LEITURAS CRÍTICO-REFLEXIVAS: JOGOS E BRINCADEIRAS

o presente artigo teve como objetivo compreender os processos da alfabetização científica das práticas de leituras críticoreflexivas, mediada pelos jogos e brincadeiras. Objetivo foi orientado pelo problema: como são construídos os processos da alfabetização científica das práticas de leituras, realizada por meio dos jogos e das brincadeiras? De abril a junho de 2017, foi realizada a pesquisa de natureza qualitativa, bibliográficas (CHASSOT, 2003; FREIRE, 2006; KISHIMOTO, 2003; TARDIF, 2007) e de campo. Foi desenvolvida por meio de entrevista semiestruturadas junto às professoras supervisoras do PIBID/CAPES/ UNIR/CGM/Letras e Pedagogia – Alfabetização Científica Interdisciplinar de Leitura, desenvolvido na EMEIF “Saul Bennesby”. Os resultados revelaram que os processos da alfabetização científica das práticas de leituras, realizada por meio dos jogos e das brincadeiras, favorecem imensamente a interpretação, a reflexão, a análise e a compreensão dos conteúdos dos textos científicos e da vida cotidiana, mediada pelas práticas das professoras supervisoras e dos bolsistas.

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DAS PRÁTICAS DE LEITURAS CRÍTICO-REFLEXIVAS: JOGOS E BRINCADEIRAS

DOI: 10.22533/at.ed.27620130219

Palavras chave: 1. Educação e Estado – Brasil. 2. Educação – Aspectos sociais. 3. Educação – Inclusão social. I. Monteiro, Solange Aparecida de Souza.

Keywords: Atena

Abstract:

Atena 

Autores

  • Antônia Janira Silva Salvaterra
  • Jacinto Pedro Pinto Leão
  • Rosemeire Ferrarezi Valiante
  • Sandra Andrea de Miranda