Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook APRENDIZAGEM BASEADA EM STARTUP PARA O ENSINO DE EMPREENDEDORISMO

APRENDIZAGEM BASEADA EM STARTUP PARA O ENSINO DE EMPREENDEDORISMO

Este estudo tem o objetivo de

capacitar jovens para resolver problemas na

cidade de Ribeirão Preto, SP, Brasil e, a partir

disso, transformá-los em oportunidades de

negócio. A metodologia aplicada é embasada

na aprendizagem baseada em equipe, com

elementos de Lean Startup e Canvas, permitindo

que os participantes da pesquisa construam seu

próprio conhecimento para falhar cedo, falhar

de forma barata e aprender com seus erros. Os

resultados permitem concluir que o processo

de seleção utilizado e a formação dos grupos

com base no perfil dos membros se mostraram

eficazes, pois estes permaneceram engajados

ao longo do projeto, já que todos os voluntários

que iniciaram o projeto permaneceram até a

última reunião. Além disso, a metodologia de

solução de problemas adotada proporcionou

uma aprendizagem ativa, reuniu pessoas e

permitiu que elas construíssem soluções que

atendessem as demandas da comunidade, o

que valida a metodologia em questão.

Ler mais

APRENDIZAGEM BASEADA EM STARTUP PARA O ENSINO DE EMPREENDEDORISMO

  • DOI: 10.22533/at.ed.15320120220

  • Palavras-chave: Aprendizado misto, Empreendedorismo, Lean Startup, Canvas BMC, Aprendizagem em equipe.

  • Keywords: Blended learning, Entrepreneurship, Lean Startup, Canvas BMC, Team Based Learning.

  • Abstract:

    This study aims to empower

    young people to solve problems in the city of

    Ribeirão Preto, SP, Brazil and turn them into

    business opportunities. The methodology

    applied is derived from team-based learning,

    with elements of Lean Startup and Canvas,

    allowing the research participants to build their

    own knowledge to fail early, fail inexpensively

    and learn from their mistakes. The results allow

    us to conclude that the selection process used

    and the formation of the groups based on the

    profile of the members proved to be effective, as

    they remained engaged throughout the project,

    since all volunteers who started the project remained until the last meeting. In addition,

    the problem-solving methodology adopted provided active learning, brought people

    together and allowed them to build solutions that meet the demands of the community,

    which validates the methodology in question.

  • Número de páginas: 20

  • Juliana Villas Boas
  • Thiago Ferreira Fernandes
  • Paulo Afonso Franzon Manoel
  • Adriana Paula Fuzeto
  • Oscar Ordaz Coronado
Fale conosco Whatsapp