APRENDIZAGEM BASEADA EM STARTUP PARA O ENSINO DE EMPREENDEDORISMO

Este estudo tem o objetivo de capacitar jovens para resolver problemas na cidade de Ribeirão Preto, SP, Brasil e, a partir disso, transformá-los em oportunidades de negócio. A metodologia aplicada é embasada na aprendizagem baseada em equipe, com elementos de Lean Startup e Canvas, permitindo que os participantes da pesquisa construam seu próprio conhecimento para falhar cedo, falhar de forma barata e aprender com seus erros. Os resultados permitem concluir que o processo de seleção utilizado e a formação dos grupos com base no perfil dos membros se mostraram eficazes, pois estes permaneceram engajados ao longo do projeto, já que todos os voluntários que iniciaram o projeto permaneceram até a última reunião. Além disso, a metodologia de solução de problemas adotada proporcionou uma aprendizagem ativa, reuniu pessoas e permitiu que elas construíssem soluções que atendessem as demandas da comunidade, o que valida a metodologia em questão.

APRENDIZAGEM BASEADA EM STARTUP PARA O ENSINO DE EMPREENDEDORISMO

DOI: 10.22533/at.ed.15320120220

Palavras chave: Aprendizado misto, Empreendedorismo, Lean Startup, Canvas BMC, Aprendizagem em equipe.

Keywords: Blended learning, Entrepreneurship, Lean Startup, Canvas BMC, Team Based Learning.

Abstract:

This study aims to empower young people to solve problems in the city of Ribeirão Preto, SP, Brazil and turn them into business opportunities. The methodology applied is derived from team-based learning, with elements of Lean Startup and Canvas, allowing the research participants to build their own knowledge to fail early, fail inexpensively and learn from their mistakes. The results allow us to conclude that the selection process used and the formation of the groups based on the profile of the members proved to be effective, as they remained engaged throughout the project, since all volunteers who started the project remained until the last meeting. In addition, the problem-solving methodology adopted provided active learning, brought people together and allowed them to build solutions that meet the demands of the community, which validates the methodology in question.

Autores

  • Adriana Paula Fuzeto
  • Adriana Paula Fuzeto
  • Juliana Villas Boas
  • Paulo Afonso Franzon Manoel
  • Thiago Ferreira Fernandes