Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook EXPERIMENTOS PARA A FEIRA DE CIÊNCIAS MEDIADOS PELO DIAGRAMA V

EXPERIMENTOS PARA A FEIRA DE CIÊNCIAS MEDIADOS PELO DIAGRAMA V

Este artigo se propõe apresentar os resultados do uso do Diagrama V na Feira de Ciências, que representa ambiente de aprendizagem para o educando. A produção dos diagramas ocorreu em 2018 na escola professora Filomena Quitiba, localizada no município de Piúma/ES. Foram 10 grupos que fizeram uso da heurística desenvolvida por David Bob Gowin (1981). A inserção do diagrama com seus elementos constitutivos se deu por meio de oficinas pedagógicas, ressignificação o método científico. As análises e quantificação dos diagramas foram adotados os critérios de Gowin e Alvarez (2005) que oscila conforme o item do instrumento heurístico. O uso do recurso heurístico norteador nas atividades experimentais do evento científico da escola pelos membros dos grupos pode-se inferir resultados positivos, pois houve a percepção da relevância do método científico mimetizado no formato do Diagrama V.

Ler mais

EXPERIMENTOS PARA A FEIRA DE CIÊNCIAS MEDIADOS PELO DIAGRAMA V

  • DOI: 10.22533/at.ed.63820240323

  • Palavras-chave: Método científico, Diagrama V, Feira de Ciências.

  • Keywords: Scientific method, Diagram V, Science Fair

  • Abstract:

    This article proposes to present the results of the use of Diagram V in the Science Fair, which represents learning environment for the student. The production of the diagrams occurred in 2018 at the school “Professora Filomena Quitiba”, located in the municipality of Piúma / ES. There were 10 groups that made use of the heuristic developed by David Bob Gowin (1981). The insertion of the diagram with its constituent elements occurred through pedagogical workshops, re-signification of the scientific method. The analysis and quantification of the diagrams were adopted according to the criteria of Gowin and Alvarez (2005) that oscillates according to the item of the heuristic instrument. The use of the heuristic guiding resource in the experimental activities of the scientific event of the school by the members of the groups can be inferred positive results, because there was perception of the relevance of the scientific method mimetizado in the format of the Diagram V.

     

  • Número de páginas: 15

  • Lucas Antonio Xavier
  • Breno Rodrigues Segatto
Fale conosco Whatsapp