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capa do ebook EDUCAÇÃO SUPERIOR E MODELO ESTRATÉGICO DE GESTÃO

EDUCAÇÃO SUPERIOR E MODELO ESTRATÉGICO DE GESTÃO

A apresentação de definições e

conceitos sobre aprendizagem organizacional

permite consolidar melhor compreensão da

temática e favorece sua aplicação prática em

estudos de organizações brasileiras. Dentre

os princípios norteadores, estão novas formas

de definir organizações burocráticas. Onde as

pessoas passam a ter oportunidade de exercer

sua autodeterminação, e o ser humano é

considerado um ser multidimensional e único,

um ser político, pensante, julgador e criativo.

Nas organizações que aprendem podem

ser observadas características singulares,

sobretudo quando comparada às organizações

burocráticas. Tais características outorgam

suporte à definição de um conjunto de indicadores

utilizados à guisa de referência para análise

dos processos organizacionais. Observa-se,

ainda, que o aprendizado numa organização

ocorre tendo em vista a cultura organizacional

existente. Esta é formada por um conjunto de

pressupostos, formas e interações e relações de

poder dentro da organização. Nesse estudo foi

possível identificar que a possibilidade de gerir

conhecimentos, competências e mudanças

vêm sendo discutidas por muitos pesquisadores

e profissionais, tanto nas organizações como

também em atividades relacionadas à pesquisa,

ciência, tecnologia. As idéias algumas vezes,

são apresentadas com novidades, porém essas

novidades nem sempre são pertinentes a todos

os tipos de organizações. As organizações

escolares costumam adotar tais idéias, o que

muitas vezes provoca problemas. Para isso,

faz-se mister a adoção de modelos próprios de

gestão, colimando conceitos de conhecimento.

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EDUCAÇÃO SUPERIOR E MODELO ESTRATÉGICO DE GESTÃO

  • DOI: 10.22533/at.ed.28320130219

  • Palavras-chave: educação superior; conhecimento; gestão; estratégia.

  • Keywords: upper-education; knowledge; management; strategy

  • Abstract:

    The presentation of the definitions

    and concepts about organizational learning

    allows consolidating a better comprehension of

    the topic and favours its application in studies of

    Brazilian organizations. Among the guidelines

    we have new forms of defining bureaucratic 

    organizations. Places where people start having an opportunity to exert their selfdetermination, and the human being is considered multi-dimensional and unique,

    a political being, that can think, able to judge and creative. In organizations which

    learn one can observe some particular characteristics, especially when compared to

    bureaucratic organizations. Those characteristics give support to the definition of a

    group of indicators used as reference to the analysis of organizational processes. One

    can still observe that what was learnt in an organization happens according to the

    existing organizational culture. It is formed by a set of presupposed items, forms and

    interactions and relationships of power inside the organization. In this essay it was

    possible to identify that the possibility of creating knowledge, competences and changes

    have been discussed for many researchers and professionals, both in organizations

    and in activities related to research, science and technology. The ideas are sometimes

    presented with some new thing added, but this new things not always concern all types

    of organizations. School organizations usually adopt such ideas, fact that many times

    bring some problems. Thus, it is important the adoption of models which are proper for

    managing, aiming at the concepts of knowledge.

     

  • Número de páginas: 15

  • Adelcio Machado dos Santos
  • Audete Alves dos Santos Caetano
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