ANÁLISE DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CONTIDAS EM LIVROS DIDÁTICOS PARA ENSINO-APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO QUADRÁTICA

Este estudo, teve por objetivo analisar as abordagens das TICs, contidas nos livros didáticos disponibilizados para escolha no IFNMG-Araçuaí, especificamente para o conteúdo de função quadrática, a partir do seguinte problema: como se dá a abordagem do conteúdo de função quadrática por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação em cinco coleções disponibilizadas pelo PNDL para o triênio 2018-2020? Realizou-se uma investigação nos livros didáticos, seguindo um roteiro, que permitiu obter uma avaliação a respeito da abordagem apresentada. Percebeuse que não existem muitas orientações nos livros sobre a utilização prática das TICs no conteúdo de função quadrática, sendo exploradas, somente a questão gráfica de maneira rasa, sem aprofundamento quanto as transformações gráficas e quanto a resolução de problemas por meio de representações. Assim, observou-se que embora seja recomendada a utilização, os livros didáticos analisados, em sua maioria, trazem poucas sugestões de abordagem de conteúdos utilizando as TICs e sem muita preocupação quanto ao detalhamento das que apresentam.

ANÁLISE DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CONTIDAS EM LIVROS DIDÁTICOS PARA ENSINO-APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO QUADRÁTICA

DOI: 10.22533/at.ed.15320120212

Palavras chave: Função Quadrática. TICs. Livro Didático.

Keywords: Quadratic Function. ICTs. Textbook.

Abstract:

This study aims to analyze the ict approaches in textbooks available for choice in IFNMG-Araçuaí, specifically for quadratic function content. The following problem is: how is the quadratic function content through information and communication technologies in five collections available by pndl for the three-year period 2018-2020? An investigation was done in the textbooks, following a script, which allowed an evaluation of the approach presented. It was noticed that there are not many guidelines in the books on the practical use of icts in the quadratic function content, being explored only the graphic issue in a shallow way, without deepening the graphic transformations and the problem solving through representations. Thus, it was observed that, although the use is recommended, the analyzed textbooks, in their majority, bring few suggestions for approaching content using icts and without much concern about the detail of what they present.

Autores

  • Marcio Coutinho de Souza
  • Mauro Lúcio Franco
  • Thaiana Martins Marques
  • Thaiana Martins Marques
  • Wederson Marcos Alves