Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook VISITA TÉCNICA COMO AÇÃO CONSTRUTIVA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM

VISITA TÉCNICA COMO AÇÃO CONSTRUTIVA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM

A pesquisa deste trabalho

desenvolveu-se no âmbito de uma comunidade

ribeirinha, de um povo que vive sob a

transumância do regime das águas e o seu

habitat natural é a terra de várzea, pois parte

do ano, no período de seca, se trabalha na e

com a terra e no período de cheia a terra fica

encoberta pelas águas do rio. A visita técnica

teve o propósito de entender o funcionamento

de uma comunidade ribeirinha com sua

agricultura e o gerenciamento por intermédio

de sua associação, teve a participação de

alunos do curso técnico em administração, na

busca de conhecimento envolvendo o ensinoaprendizagem sob a perspectiva e interação da

teoria com a prática e o desfecho desta ação se

deu com os alunos apresentando seus resultados

sob forma de seminário, demonstrando os

estudos, percepções e analogias da realidade

da comunidade com as disciplinas ministradas

em sala de aula. Foram obtidos ótimos

resultados dos aspectos investigados, pois

nos trabalhos foram referenciados teóricos,

conceitos, teorias difundidas por diversos

estudiosos da Amazônia, a qual pode ser

considerada como fenômeno complexo da

existência humana, incidindo nos mais diversos

lugares e maneiras de vida das comunidades

tradicionais. Sob o prisma da educação com

o pensamento no ensino-aprendizagem, a

participação dos alunos foi deveras importante

para se ter noção avaliativa do que estava

sendo ministrado em sala de aula, o olhar crítico

e perceptivo da forma diretiva, de trabalho e a

visão deste aluno sobre a comunidade Nossa

Senhora Aparecida, assim as avaliações foram

extremamente satisfatórias com o entendimento

e explanação dos assuntos exarados naquele

ambiente escolar.

Ler mais

VISITA TÉCNICA COMO AÇÃO CONSTRUTIVA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM

  • DOI: 10.22533/at.ed.58420190320

  • Palavras-chave: Comunidade Ribeirinha, Sistemas Agroflorestais, Visita Técnica e Aula de Campo.

  • Keywords: Riverside Community, Technical Visit, Agroforestry Systems and Field Class.

  • Abstract:

    The research of this work was carried out in the context of a riverside

    community, a people living under the transhumance of the water regime and its natural

    habitat is the floodplain, because part of the year, during the dry season, works in and

    with the earth and in the flood season the earth is covered with the waters of the river. The

    technical visit had the purpose of understanding the operation of a riverside community

    with its agriculture and the management through its association, had the participation of

    students of the technical course in administration, in the search for knowledge involving

    teaching and learning from the perspective and The interaction of theory with practice

    and the outcome of this action occurred with the students presenting their results in the

    form of a seminar, demonstrating the studies, perceptions and analogies of community

    reality with the subjects taught in the classroom. Excellent results were obtained from

    the investigated aspects, because the works refer to theorists, concepts, theories

    disseminated by several Amazonian scholars, which can be considered as a complex

    phenomenon of human existence, focusing on the most diverse places and ways of life

    of traditional communities. From the perspective of education with thinking in teachinglearning, the participation of students was very important to have an evaluative notion

    of what was being taught in the classroom, the critical and perceptive look of the

    directive form, work and the vision of this. student about the Nossa Senhora Aparecida

    community, so the evaluations were extremely satisfactory with the understanding and

    explanation of the subjects in that school environment.

  • Número de páginas: 16

  • Sandra Regina Gregório
  • Nilton Paulo Ponciano
  • Valclides Kid Fernandes dos Santos
Fale conosco Whatsapp