Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook E-QUIPU: uma proposta de promoção da inovação da universidade

E-QUIPU: uma proposta de promoção da inovação da universidade

A melhoria na formação dos alunos, destaquemos o conhecimento, as habilidades e atitudes, se converte em um tema crucial para formar investigadores, inovadores e empreendedores visto que, um país necessita de pessoas com estas características. Diante disso, no ano de 2006 na Pontifícia Universidade Católica do Perú, foi criada a E-QUIPU, que veio para modificar esta situação e melhorar a formação universitária. A E-QUIPU consiste em um sistema que incentiva e sistematiza a formação e o registro das equipes universitárias, trabalhando com assuntos de interesse dos próprios integrantes das equipes.

E-QUIPU é uma proposta que busca facilitar a articulação de um Sistema de Inovação em um movimento de baixo para cima, sólido em sua base, ademais com pessoas cheias de ideias e motivadas já que atuam na área que gostam ou em algo que gostaria de atuar por um bom tempo em suas vidas. E-QUIPU descobriu que, depois de vários anos de trabalho, há uma necessidade em aproveitar espaços que, normalmente nas universidades não se aproveitavam, isto é, ligando-os com os espaços formais desde onde os possa apoiar na definição de objetivos, planos a longo prazo e que possam passar da condição de grupo a condição de equipe.

O dinamismo de E-QUIPU contribui para a formação dos estudantes, destacando pontos que são fundamentais na vida dos novos alunos e que não necessita grandes investimentos econômicos e pode converter-se em um novo modelo de gestão da inovação, contribuindo para o desenvolvimento das regiões ou países. Para avaliar os benefícios da iniciativa na formação em concorrência, se desenvolveu um trabalho de tese de doutorado, cujos resultados se expõem no documento presente.

 

Ler mais

E-QUIPU: uma proposta de promoção da inovação da universidade

  • DOI: 10.22533/at.ed.37920090318

  • Palavras-chave: Trabalho em equipe. Sistema. Universidade. Competências. Inovação

  • Keywords: Trabajo en Equipo. Sistema. Universidad. Competencias. Innovación

  • Abstract:

    La mejora en la formación de competencias se convierte en un tema crucial para formar a los investigadores, innovadores y emprendedores que un país necesita y por ello, con la idea de modificar esta situación y mejorar la formación universitaria, el año 2006 se creó  E-QUIPU desde  la Pontificia Universidad Católica del Perú, que es un sistema que  promueve y sistematiza la formación y el registro de equipos de trabajo universitarios en los que se trabajan temas de interés propios de los integrantes de los equipos.

    E-QUIPU es una propuesta que busca facilitar la articulación de un Sistema de Innovación de abajo hacia arriba, sólido en sus bases y, además con gente ilusionada y motivada porque  trabaja en lo que le agrada y en aquello a lo que le gustaría dedicar una buena parte de su vida. Desde           E-QUIPU y luego de varios años de trabajo, se ha descubierto la importancia de utilizar espacios que normalmente en las universidades no se aprovechan y que son los espacios no formales, ligándolos con los espacios formales desde donde se les apoya en la definición de objetivos, planes a largo plazo y que puedan pasar de la condición de grupo a la condición de equipo.

    El dinamismo de E-QUIPU contribuye a la formación en competencias de los estudiantes, que son fundamentales para su futura vida de egresados y no precisa de grandes inversiones monetarias, por lo cual  podría convertirse en un nuevo modelo de gestión de la innovación que contribuya al desarrollo de las regiones o países. Para evaluar las bondades de la iniciativa en la formación en competencias, se desarrolló un trabajo de tesis doctoral, cuyos resultados se exponen en el presente capítulo.

     

  • Número de páginas: 15

  • Eduardo Ismodes
  • Jesus Carpio-Ojeda
Fale conosco Whatsapp