A AÇÃO E FORMAÇÃO PROPORCIONADA PELO PIBID: REFLETINDO AS DIFERENTES ESTRUTURAS ESCOLARES DE TOCANTINÓPOLIS – TO

O seguinte relato reflexivo versará sobre um compilado de experiências realizadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do curso de Pedagogia (vinculado a Universidade Federal do Tocantins), entre 2018 e 2019, em três escolas do Município de Tocantinópolis, localizadas no Norte do Tocantins. O trabalho tem como objetivo realizar uma reflexão acerca da atuação e consequente formação de pibidianas em estruturas escolares diversificadas. A justificativa está em desvendar até que ponto a estrutura física influencia na relação ensino-aprendizagem, visto que cada unidade possui suas especificidades. Dessa maneira, como aporte teórico, dialogou-se sobretudo com Ribeiro (2004), Frago e Escolano (1998) e Holliday (2006). Conclui-se a priori que, a estrutura física da sala de aula, pode chegar a interferir na relação ensino-aprendizagem, porém, isto não é uma regra inalterável. Um dos elementos que o programa mais proporciona é exatamente um vislumbre de como é a realidade da docência, no que se refere a espaços escolares que não atendem as necessidades mínimas para um bom desenvolvimento das atividades. Com isso, o planejamento se dava de acordo as especificidades tanto dos alunos, quanto do ambiente. Acredita-se que o processo de ensino e aprendizagem depende de um conjunto de fatores, inclusive, o apoio da Secretaria Municipal de Educação para suprir as demandas essenciais para um bom funcionamento do Programa. Nessa perspectiva, é imprescindível analisar o ambiente escolar constantemente, uma vez que esse tem sido negligenciado.

A AÇÃO E FORMAÇÃO PROPORCIONADA PELO PIBID: REFLETINDO AS DIFERENTES ESTRUTURAS ESCOLARES DE TOCANTINÓPOLIS – TO

DOI: 10.22533/at.ed.15320120221

Palavras chave: Pibidianas. Tocantinópolis. Ação e formação. Estruturas escolares.

Keywords: Pibidians, Tocantinópolis, Action and formation, School structures

Abstract:

The following reflective report will deal with a compilation of experiences carried out within the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships of the Pedagogy course (linked to the Federal University of Tocantins), between 2018 and 2019, in three schools in the municipality of Tocantinópolis, located in the Northern Tocantins. The paper hs as its objective to reflect on the performance and consequent formation of Pibidian in diverse school structures. The justification lies in unraveling the extention of the physical structure influences in the teaching-learning relationship, since each unit has its specificities. Thus, as a theoretical basis, we dialogued mainly with Ribeiro (2004), Frago & Escolano (1998) and Holliday (2006). It is a priori concluded that the physical structure of the classroom may interfere with the teachinglearning relationship, but this is not an unalterable rule. One of the elements that the program provides most is exactly a glimpse of what the reality of teaching is like, with regard to school spaces that do not meet the minimum needs for a good development of activities. Thereby, the planning took place according to the specificities of both students and the environment. It is believed that the teaching and learning process depends on a set of factors, including the support of the Municipal Educational Secretary to meet the essential demands for the proper functioning of the Program. From this perspective, it is essential to analyze the school environment constantly, since it has been neglected.

Autores

  • Jailma Ribeiro Marinho
  • Jemima Marinho Abreu
  • Jemima Marinho Abreu
  • Rebeca Maria da Silva Cardoso