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capa do ebook A AÇÃO E FORMAÇÃO PROPORCIONADA PELO PIBID: REFLETINDO AS DIFERENTES ESTRUTURAS ESCOLARES DE TOCANTINÓPOLIS – TO

A AÇÃO E FORMAÇÃO PROPORCIONADA PELO PIBID: REFLETINDO AS DIFERENTES ESTRUTURAS ESCOLARES DE TOCANTINÓPOLIS – TO

O seguinte relato reflexivo versará

sobre um compilado de experiências realizadas

no âmbito do Programa Institucional de Bolsas

de Iniciação à Docência do curso de Pedagogia

(vinculado a Universidade Federal do Tocantins),

entre 2018 e 2019, em três escolas do Município

de Tocantinópolis, localizadas no Norte do

Tocantins. O trabalho tem como objetivo realizar

uma reflexão acerca da atuação e consequente

formação de pibidianas em estruturas escolares

diversificadas. A justificativa está em desvendar

até que ponto a estrutura física influencia na

relação ensino-aprendizagem, visto que cada

unidade possui suas especificidades. Dessa

maneira, como aporte teórico, dialogou-se

sobretudo com Ribeiro (2004), Frago e Escolano

(1998) e Holliday (2006). Conclui-se a priori que,

a estrutura física da sala de aula, pode chegar

a interferir na relação ensino-aprendizagem,

porém, isto não é uma regra inalterável. Um dos

elementos que o programa mais proporciona é

exatamente um vislumbre de como é a realidade

da docência, no que se refere a espaços

escolares que não atendem as necessidades

mínimas para um bom desenvolvimento das

atividades. Com isso, o planejamento se

dava de acordo as especificidades tanto dos

alunos, quanto do ambiente. Acredita-se que o

processo de ensino e aprendizagem depende

de um conjunto de fatores, inclusive, o apoio

da Secretaria Municipal de Educação para

suprir as demandas essenciais para um bom

funcionamento do Programa. Nessa perspectiva,

é imprescindível analisar o ambiente escolar

constantemente, uma vez que esse tem sido

negligenciado.

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A AÇÃO E FORMAÇÃO PROPORCIONADA PELO PIBID: REFLETINDO AS DIFERENTES ESTRUTURAS ESCOLARES DE TOCANTINÓPOLIS – TO

  • DOI: 10.22533/at.ed.15320120221

  • Palavras-chave: Pibidianas. Tocantinópolis. Ação e formação. Estruturas escolares.

  • Keywords: Pibidians, Tocantinópolis, Action and formation, School structures

  • Abstract:

    The following reflective report will deal with a compilation of experiences

    carried out within the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships of the

    Pedagogy course (linked to the Federal University of Tocantins), between 2018 and

    2019, in three schools in the municipality of Tocantinópolis, located in the Northern

    Tocantins. The paper hs as its objective to reflect on the performance and consequent

    formation of Pibidian in diverse school structures. The justification lies in unraveling

    the extention of the physical structure influences in the teaching-learning relationship,

    since each unit has its specificities. Thus, as a theoretical basis, we dialogued mainly

    with Ribeiro (2004), Frago & Escolano (1998) and Holliday (2006). It is a priori

    concluded that the physical structure of the classroom may interfere with the teachinglearning relationship, but this is not an unalterable rule. One of the elements that the

    program provides most is exactly a glimpse of what the reality of teaching is like, with

    regard to school spaces that do not meet the minimum needs for a good development of

    activities. Thereby, the planning took place according to the specificities of both students

    and the environment. It is believed that the teaching and learning process depends on a

    set of factors, including the support of the Municipal Educational Secretary to meet the

    essential demands for the proper functioning of the Program. From this perspective, it

    is essential to analyze the school environment constantly, since it has been neglected.

  • Número de páginas: 10

  • Jailma Ribeiro Marinho
  • Rebeca Maria da Silva Cardoso
  • Jemima Marinho Abreu
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