Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DE IMPACTOS AMBIENTAIS EM OBRAS DE BIOLOGIA DO PNLD 2015

AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DE IMPACTOS AMBIENTAIS EM OBRAS DE BIOLOGIA DO PNLD 2015

O livro é o instrumento didático mais

adotado na maioria das escolas brasileiras. Por

isso foi criado no Brasil o Programa Nacional

do Livro Didático. A avaliação realizada em

2015 não considerou como critério eliminatório

a temática dos impactos ambientais. Neste

trabalho, foi avaliado esse assunto em 4 livros

de biologia: BIO, Biologia, Biologia em contexto

e Ser protagonista – Biologia. Essas obras

foram renomeadas pelos acrônimos A, B, C e

D, respectivamente. A avaliação do conteúdo

seguiu os critérios de conteúdo teórico, recursos

visuais, recursos adicionais e atividades

propostas. Os livros A e D obtiveram uma boa

avaliação, seguida da obra C, classificada

como intermediária, e da obra B, que obteve

menor pontuação. Nos capítulos avaliados é

possível o desenvolvimento acerca de alguma

habilidade prevista nos Parâmetros Curriculares

Nacionais, no entanto, algumas habilidades

foram poucas vezes ou não contempladas.

Ler mais

AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DE IMPACTOS AMBIENTAIS EM OBRAS DE BIOLOGIA DO PNLD 2015

  • DOI: 10.22533/at.ed.1842010022

  • Palavras-chave: Livro didático; Ensino; Degradação ambiental; Poluição.

  • Keywords: Textbook; Teaching; Ambiental degradation; Pollution.

  • Abstract:

    The book is the most adopted

    didactic instrument in most Brazilian schools.

    That is why it was created in Brazil or National

    Textbook Program. The evaluation carried out in

    2015 does not consider as eliminatory criterion

    the theme of environmental impacts. In this work four biology books: BIO, Biology, Biology in context and Being protagonist - Biology.

    These works were renamed acronyms A, B, C and D, respectively. Content evaluation

    followed the criteria of theoretical content, visual resources, additional resources and

    proposed activities. The books A and D obtained a good evaluation, of work C, classified

    as intermediate and of work B, which obtained lower score. Our National Curricular

    programs, however, some skills were rarely or not contemplated.

  • Número de páginas: 26

  • Estêfenis Freitas Lopes
  • Viviane de Oliveira Thomaz Lemos
  • Marcos Adelino Almeida Filho
  • Josiany Costa de Souza
  • Bruno Edson-Chaves
Fale conosco Whatsapp