ADAPTAÇÃO CURRICULAR PARA O ALUNO COM TEA: SABERES DE PROFESSORES.

Sabe-se que, atualmente, a busca por um processo educacional igualitário é uma temática recorrente, especialmente no que diz respeito à inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) em escolas de ensino regular. Dentre as NEE destaca-se o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), o qual passou a ser considerado legalmente como uma deficiência, e toda escola pública deve atender às suas necessidades educacionais. Desta forma, o objetivo desse trabalho foi avaliar o conhecimento de professores acerca da adaptação curricular e suas estratégias para incluir o aluno com TEA na escola regular. A coleta de dados foi realizada mediante a aplicação de questionário para os professores contendo perguntas abertas, as  quais abordaram o conhecimento dos professores acerca da adaptação curricular e quais as suas estratégias para incluir o aluno com TEA. Os resultados mostraram que professores detinham pouco conhecimento a respeito desta temática e que eles tinham dificuldade em procurar estratégias para incluir o aluno com TEA, causando entraves no processo de inclusão deste aluno. Considera-se ainda que falta muito para que o processo de inclusão seja efetivo e compatível com a legislação, pois devido a uma construção histórica, os professores ainda entendem que todos os alunos conseguem aprender pelas mesmas vias, desconsiderando suas especificidades.

ADAPTAÇÃO CURRICULAR PARA O ALUNO COM TEA: SABERES DE PROFESSORES.

DOI: 10.22533/at.ed.27620130218

Palavras chave: 1. Educação e Estado – Brasil. 2. Educação – Aspectos sociais. 3. Educação – Inclusão social. I. Monteiro, Solange Aparecida de Souza.

Keywords: Curriculum Adaptation, Teachers, Autistic Spectrum Disorder.

Abstract:

 It is now known that the search for an egalitarian educational process is a recurring theme, especially regarding the inclusion of students with Special Educational Needs (SEN) in regular schools. Among the SEN is Autism Spectrum Disorder (ASD), which has come to be legally considered a disability, and every public school must meet its educational needs. Thus, the objective of this work was to evaluate teachers’ knowledge about curriculum adaptation and their strategies to include the student with ASD in the regular school. Data collection was performed by applying a questionnaire to teachers containing open-ended questions, which addressed teachers’ knowledge about curriculum adaptation and their strategies for including students with ASD. The results showed that teachers had little knowledge about this subject and that they had difficulty looking for strategies to include the student with ASD, causing obstacles in the process of inclusion of this student. It is still considered that the inclusion process is still far from effective and compatible with the legislation, because due to a historical construction, teachers still understand that all students can learn by the same ways, disregarding their specificities.

Autores

  • Gilma Sannyelle Silva Rocha
  • Marcus Vinicius da Rocha Santos
  • Maria Camila da Silva
  • MARIA CAMILA DA SILVA
  • Mayanny da Silva Lima
  • Mychelle Maria Santos de Oliveira
  • Najra Danny Pareira Lima
  • Thais Costa Medeiros
  • Thalia Costa Medeiros
  • Valeria Silva Carvalho