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capa do ebook ADAPTAÇÃO CURRICULAR PARA O ALUNO COM TEA: SABERES DE PROFESSORES.

ADAPTAÇÃO CURRICULAR PARA O ALUNO COM TEA: SABERES DE PROFESSORES.

Sabe-se que, atualmente, a busca

por um processo educacional igualitário é

uma temática recorrente, especialmente no

que diz respeito à inclusão de alunos com

Necessidades Educacionais Especiais (NEE)

em escolas de ensino regular. Dentre as

NEE destaca-se o Transtorno do Espectro do

Autismo (TEA), o qual passou a ser considerado

legalmente como uma deficiência, e toda escola

pública deve atender às suas necessidades

educacionais. Desta forma, o objetivo desse

trabalho foi avaliar o conhecimento de

professores acerca da adaptação curricular e

suas estratégias para incluir o aluno com TEA

na escola regular. A coleta de dados foi realizada

mediante a aplicação de questionário para os

professores contendo perguntas abertas, as 

quais abordaram o conhecimento dos professores acerca da adaptação curricular e

quais as suas estratégias para incluir o aluno com TEA. Os resultados mostraram que

professores detinham pouco conhecimento a respeito desta temática e que eles tinham

dificuldade em procurar estratégias para incluir o aluno com TEA, causando entraves

no processo de inclusão deste aluno. Considera-se ainda que falta muito para que o

processo de inclusão seja efetivo e compatível com a legislação, pois devido a uma

construção histórica, os professores ainda entendem que todos os alunos conseguem

aprender pelas mesmas vias, desconsiderando suas especificidades.

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ADAPTAÇÃO CURRICULAR PARA O ALUNO COM TEA: SABERES DE PROFESSORES.

  • DOI: 10.22533/at.ed.27620130218

  • Palavras-chave: Adaptação Curricular, Professores, Transtorno do Espectro Autista.

  • Keywords: Curriculum Adaptation, Teachers, Autistic Spectrum Disorder.

  • Abstract:

     It is now known that the search for an egalitarian educational process is a

    recurring theme, especially regarding the inclusion of students with Special Educational

    Needs (SEN) in regular schools. Among the SEN is Autism Spectrum Disorder (ASD),

    which has come to be legally considered a disability, and every public school must

    meet its educational needs. Thus, the objective of this work was to evaluate teachers’

    knowledge about curriculum adaptation and their strategies to include the student with

    ASD in the regular school. Data collection was performed by applying a questionnaire

    to teachers containing open-ended questions, which addressed teachers’ knowledge

    about curriculum adaptation and their strategies for including students with ASD. The

    results showed that teachers had little knowledge about this subject and that they had

    difficulty looking for strategies to include the student with ASD, causing obstacles in

    the process of inclusion of this student. It is still considered that the inclusion process

    is still far from effective and compatible with the legislation, because due to a historical

    construction, teachers still understand that all students can learn by the same ways,

    disregarding their specificities.

  • Número de páginas: 12

  • Marcus Vinicius da Rocha Santos
  • Maria Camila da Silva
  • Najra Danny Pareira Lima
  • Mayanny da Silva Lima
  • Valeria Silva Carvalho
  • Thais Costa Medeiros
  • Mychelle Maria Santos de Oliveira
  • Thalia Costa Medeiros
  • Gilma Sannyelle Silva Rocha
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