FORMAÇÃO EM PREVENÇÃO DO ABUSO DE DROGAS NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

O presente estudo abrange uma discussão sobre a prática de docência de duas doutorandas da Universidade Federal do Paraná, onde os diários de bordo apresentados pelos estudantes são as ferramentas de verificação da Aprendizagem Significativa dos estudantes em relação à prevenção do abuso de drogas. Os participantes advêm de uma disciplina eletiva voltada às licenciaturas, ofertada pela UFPR, no âmbito do Setor de Educação, denominada Métodos e Técnicas Educacionais de Prevenção do Abuso de Drogas, código EM377, com 45h/semestral, no ano de 2016, dentre os meses de agosto e dezembro. Os resultados expressam que os estudantes desenvolveram aprendizagem significativa por meio da ressignificação de conhecimentos acerca da prevenção do abuso de drogas, do modo com que retratavam o sujeito, suas relações sociais e a educação preventiva. Para a discussão buscou-se os fundamentos da Aprendizagem Significativa em diálogo com a Pedagogia Social.

FORMAÇÃO EM PREVENÇÃO DO ABUSO DE DROGAS NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

DOI: 10.22533/at.ed.15320120228

Palavras chave: Prática de docência; Prevenção; Diários de Bordo; Educação Preventiva Integral; Aprendizagem Significativa; Pedagogia Social.

Keywords: Teaching practice; Prevention; Board Diary; Integral Preventive Education; Significant Learning; Social Pedagogy.

Abstract:

The present study encompasses a discussion about the teaching practice of two PhD students at the Federal University of Paraná, where the logbooks presented by students are the tools to verify students’ Significant Learning regarding drug abuse prevention. The participants come from an elective course for undergraduates, offered by UFPR, within the Education Sector, denominated Educational Methods and Techniques for the Prevention of Drug Abuse, code EM377, with 45h / semestral, in the year 2016, among the months of August and December. The results show that students have developed meaningful learning through the re-signification of knowledge about drug abuse prevention, how they portrayed the subject, their social relationships and preventive education. For the discussion we sought the foundations of Significant Learning in dialogue with Social Pedagogy.

Autores

  • Alessandra de Paula Pereira
  • Alessandra de Paula Pereira
  • Araci Asinelli da Luz
  • Tatiane Delurdes de Lima Berton