BARALHO E O PÔQUER NO ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE

Este recorte trata de uma proposta de ensino e aprendizagem de conceitos de análise combinatória e probabilidade no Ensino Médio. Tinha-se como objetivos gerais: (1) desenvolver o raciocínio lógico, a percepção, a análise, a interpretação, a organização e a comunicação de dados e resultados, o espírito crítico e criativo; (2) compreender e perceber a inter-relação da matéria com diversas áreas do cotidiano; (3) aplicar os conhecimentos adquiridos nas atividades e resoluções dos problemas. Para tanto, buscamos responder: quais as potencialidades e limites do baralho e do pôquer no ensino de análise combinatória e probabilidade? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos instrumentos foram os registros produzidos pelos alunos, diário de campo, testes diagnósticos inicial e final, teste em duas fases e torneio. Previmos utilizar o baralho e o jogo de pôquer. Esperava-se que os alunos entendessem a matemática contida em nossa proposta e assim se apropriassem dos conceitos de probabilidade e análise combinatória.

BARALHO E O PÔQUER NO ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE

DOI: 10.22533/at.ed.27620130229

Palavras chave: 1. Educação e Estado – Brasil. 2. Educação – Aspectos sociais. 3. Educação – Inclusão social. I. Monteiro, Solange Aparecida de Souza.

Keywords: Combinatorial analysis. Probability. Problem solving.

Abstract:

 This article deals with a proposal on teaching and learning concepts of combinatorial analysis and probability in high school. The main objectives were: (1) develop logical thinking, perception, analysis, interpretation, organization and communication of the data and results, critical and creative thinking; (2) realize and comprehend the interrelationship between the subject and different areas of daily life; (3) apply acquired knowledge when doing activities and solving tasks. To that end, we attempted to answer: what are the probable limits of the deck of cards and poker when used for teaching combinatorial analysis and probability? This is a qualitative study, based on the records provided by students, being a field journal, initial and final diagnosis tests, two phases tests and contests. We aimed to use the deck of cards and poker games. We expected students to understand the mathematics in our projects, and through it,  they learn concepts of probability and combinatorial analysis.

Autores

  • Adriana Ap. Molina Gomes
  • Rafael Cordeiro
  • Rafael Cordeiro dos Santos
  • Rodrigo Lima Almeida