Reflexões nos cursos de formação de professores

Este trabalho apresenta uma discussão acerca dos conhecimentos adquiridos no Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional da Universidade Federal de Santa Maria. Para a realização deste trabalho, utilizouse a abordagem qualitativa juntamente com o método de pesquisa descritivo. Ressalta-se que mediante a realização do mesmo, foi possível agregar novos saberes na área da educação, já que os cursos de bacharelado não contemplam essa formação pedagógica e humana. Ademais, acredita-se que tal formação seja fundamental para agregar conhecimentos de diversas áreas com os saberes pedagógicos. Nesse sentido, esta formação é muito importante para quem deseja futuramente ser docente, em especial, na Educação Profissional e Tecnológica. Além do mais, com a realização dos Estágios Supervisionados, integrantes de tal programa, pode-se obter contato direto com o campo de atuação docente. Dessa forma, com as aulas ministradas na docência orientada, foi possível observar e colocar em prática questões metodológicas e pedagógicas, tais como, elaborar os planos de aulas, preparar as aulas, disponibilizar exercícios para fixação dos conteúdos, propor trabalhos, aplicar provas, correção de exercícios e das atividades avaliativas, entre outras. Por fim, também são relatadas algumas experiências relacionadas as práticas de ensino adotadas na realização dos Estágios Supervisionados.

Reflexões nos cursos de formação de professores

DOI: 10.22533/at.ed.30620130213

Palavras chave: 1. Educação e Estado – Brasil. 2. Educação – Aspectos sociais. 3. Educação – Inclusão social. I. Monteiro, Solange Aparecida de Souza.

Keywords: Teacher Training. Professional and Technological Education.

Abstract:

This work presents a discussion about the knowledge acquired in the Special Program of Graduation of Teacher Training for Professional Education of the Federal University of Santa Maria. For the accomplishment of this work, we used the qualitative approach together with the descriptive research method. It is emphasized that through the accomplishment of the same, it was possible to add new knowledge in the area of education, since the bachelor’s degrees do not contemplate this pedagogical and human formation. In addition, it is believed that such formation is fundamental to aggregate knowledge of several areas with the pedagogical knowledge. In this sense, this training is very important for those who wish to be a teacher in the future, especially in Professional and Technological Education. Moreover, with the accomplishment of Supervised Internships, members of such a program, can get direct contact with the teaching field. In this way, with the classes taught in guided teaching, it was possible to observe and put into practice methodological and pedagogical issues, such as preparing lesson plans, preparing classes, providing exercises to fix content, proposing papers, applying tests, correcting exercises and evaluation activities, among others. Finally, some experiences related to the teaching practices adopted in supervised internships are also reported

Autores

  • ANDREIA INES DILLENBURG
  • Aruna Noal Correa
  • Felipe Pedrozo Maia
  • Gabriel Marchesan
  • Mauricio Pase Quatrin
  • Vanderlan Dupont de Oliveira