Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook Reflexões nos cursos de formação de professores

Reflexões nos cursos de formação de professores

Este trabalho apresenta uma

discussão acerca dos conhecimentos

adquiridos no Programa Especial de Graduação

de Formação de Professores para a Educação

Profissional da Universidade Federal de Santa

Maria. Para a realização deste trabalho, utilizouse a abordagem qualitativa juntamente com o

método de pesquisa descritivo. Ressalta-se que

mediante a realização do mesmo, foi possível

agregar novos saberes na área da educação, já

que os cursos de bacharelado não contemplam

essa formação pedagógica e humana. Ademais,

acredita-se que tal formação seja fundamental

para agregar conhecimentos de diversas áreas

com os saberes pedagógicos. Nesse sentido,

esta formação é muito importante para quem

deseja futuramente ser docente, em especial,

na Educação Profissional e Tecnológica.

Além do mais, com a realização dos Estágios

Supervisionados, integrantes de tal programa,

pode-se obter contato direto com o campo

de atuação docente. Dessa forma, com as

aulas ministradas na docência orientada,

foi possível observar e colocar em prática

questões metodológicas e pedagógicas, tais

como, elaborar os planos de aulas, preparar

as aulas, disponibilizar exercícios para fixação

dos conteúdos, propor trabalhos, aplicar

provas, correção de exercícios e das atividades

avaliativas, entre outras. Por fim, também são

relatadas algumas experiências relacionadas

as práticas de ensino adotadas na realização

dos Estágios Supervisionados.

Ler mais

Reflexões nos cursos de formação de professores

  • DOI: 10.22533/at.ed.30620130213

  • Palavras-chave: Formação de Professores. Educação Profissional e Tecnológica.

  • Keywords: Teacher Training. Professional and Technological Education.

  • Abstract:

    This work presents a discussion

    about the knowledge acquired in the Special

    Program of Graduation of Teacher Training for

    Professional Education of the Federal University

    of Santa Maria. For the accomplishment of this

    work, we used the qualitative approach together

    with the descriptive research method. It is

    emphasized that through the accomplishment of

    the same, it was possible to add new knowledge

    in the area of education, since the bachelor’s degrees do not contemplate this pedagogical and human formation. In addition, it is

    believed that such formation is fundamental to aggregate knowledge of several areas

    with the pedagogical knowledge. In this sense, this training is very important for those

    who wish to be a teacher in the future, especially in Professional and Technological

    Education. Moreover, with the accomplishment of Supervised Internships, members

    of such a program, can get direct contact with the teaching field. In this way, with the

    classes taught in guided teaching, it was possible to observe and put into practice

    methodological and pedagogical issues, such as preparing lesson plans, preparing

    classes, providing exercises to fix content, proposing papers, applying tests, correcting

    exercises and evaluation activities, among others. Finally, some experiences related to

    the teaching practices adopted in supervised internships are also reported

  • Número de páginas: 18

  • Aruna Noal Correa
  • Gabriel Marchesan
  • Vanderlan Dupont de Oliveira
  • Mauricio Pase Quatrin
  • Felipe Pedrozo Maia
  • Aruna Dupont de Oliveira; Gabriel Marchesan; Vanderlan Dupont de Oliveira; Felipe Pedrozo Maia; Maurício Pase Quatrin
Fale conosco Whatsapp