Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook Ciências e investigação nas séries iniciais: a formação docente para a pesquisa a partir das concepções de egressos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Santa Cruz

Ciências e investigação nas séries iniciais: a formação docente para a pesquisa a partir das concepções de egressos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Santa Cruz

O ensino das ciências nas séries iniciais pressupõem uma formação docente capaz de incentivar o questionamento, o olhar crítico, reflexivo e investigativo sobre os fenômenos da natureza e do mundo. O curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Santa Cruz prevê uma formação ampla e integrada, prevendo a formação docente para a pesquisa e a formação para o ensino das ciências nos primeiros anos escolares. A partir deste contexto, buscamos investigar, a partir do olhar dos alunos concluintes e egressos e suas conceções, como se dá esta formação para a pesquisa,  procurando estabelecer relações com as suas práticas, principalmente de ciências. O estudo se fundamentou no aporte teórico do Educar pela pesquisa; do questionamento reconstrutivo a partir dos horizontes da pesquisa empírica e pesquisa prática do professor pesquisador e da pesquisa na formação e na prática docente. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas semi-estruturadas, sendo os dados em seguida analisados a partir da análise textual discursiva. Os resultados indicaram que os egressos possuem concepções de pesquisa que surgem tanto vinculadas ao princípio científico quanto educativo, que permitem reflexões sobre a prática docente. Neste último caso, possibilita captar nas particularidades da ação docente os principais impasses, no sentido de entendê-los e solucioná-los.

Ler mais

Ciências e investigação nas séries iniciais: a formação docente para a pesquisa a partir das concepções de egressos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Santa Cruz

  • DOI: 10.22533/at.ed.7762031011

  • Palavras-chave: Formação de professores, Educar pela pesquisa, Concepções de pesquisa, Ensino de Ciências.

  • Keywords: ATENA

  • Abstract:

    ATENA

  • Número de páginas: 17

  • Cintia Lorena Costa dos Santos
  • Marilene Zeferino Costa Netto
  • Décio dos Santos Lisboa
  • Adriane Lizbehd Halmann
Fale conosco Whatsapp