EDUCAÇAÕ ONLINE EM SAÚDE: uma experiência didática no curso de Saúde Coletiva no Pará

A realização de atividades de Educação em Saúde na comunidade é uma boa forma de aproximar a universidade da sociedade e de se afirmar a importância da ampliação e fortalecimento desta. O objetivo do estudo foi relatar a experiência didática sobre a produção de vídeo para educação em saúde desenvolvida em uma disciplina do curso de Saúde Coletiva no Pará. Este é um relato de experiência desenvolvido na disciplina optativa de Redes Sociais e Sociabilidade para o curso de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, em Marabá, Pará. Matricularam-se na disciplina 14 alunas com média de idade de 20,80±8,37 anos, sendo que três estavam no 4º período e as demais no 6º período do curso de Saúde Coletiva. Três alunas têm filhos, uma é indígena, duas são quilombolas e duas são casadas. De modo geral, a rede das alunas e professora é composta em sua grande maioria por pessoas que têm pelo menos um amigo próximo (96,6%), dispostas a ajudar me casos de necessidade (93,2%) até mesmo em situações graves (89,4%) e com posição social igual ou superior (90,6%). Conclui-se que a experiência didática sobre a produção em mídias sociais para educação em saúde desenvolvida em uma disciplina do curso de Saúde Coletiva no Pará foi enriquecedora e proporcionou um aprendizado significativo para as alunas sobre o impacto das redes sociais na saúde e também o pela do sanitarista nas pesquisas e discussões sobre este tema. Destacamos também que esta foi também uma oportunidade de crescimento e reflexão profissional para a professora.

EDUCAÇAÕ ONLINE EM SAÚDE: uma experiência didática no curso de Saúde Coletiva no Pará

DOI: 10.22533/at.ed.15320120231

Palavras chave: Redes Sociais, Educação em Saúde, Metodologias ativas de ensino-aprendizagem, Tecnologia em educação.

Keywords: Social Networks, Health Education, Active learning methodologies, Technology in education.

Abstract:

Health education is a good way to get closer to the University of Society and demonstrate the importance of expanding and strengthening it. The aim of the study was to report a didactic experience on health education video production developed in a course of the Collective Health course in Pará. This is an experience relationship developed in the optional course of Social Networks and Social for the Health course. Collective at the Federal University of the South and Southeast of Pará, in Marabá, Pará. Our class had 14 students with an average age of 20.80 ± 8.37 years; three were in the fourth and more in the 6th period. Collective Health course. Three students have children, one is indigenous, two are quilombolas and two are married. In general, the social network of students was formed by people who have less than one close friend (96.6%), and helps me in cases of need (93.2%) even in serious situations (89.4%) and equal or higher social position (90.6%). We concluded that the didactic experience on social media production for health education developed a discipline of the collective health course in Pará was enriching and provided a meaningful learning for the students about the impact of social networks on health and also by doing health workers research and discussions on this topic. In addition, this was an opportunity for growth and professional reflection for teachers.

Autores

  • Alice Silau Amoury Neta
  • Ana Cristina Viana Campos
  • ANA CRISTINA VIANA CAMPOS
  • Angélica Pompeu Lima
  • Caroline de Souza Lima
  • Daniela Morais Silva
  • Lorena Moreira de Souza