A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA EM SAÚDE MENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência e teve como objetivo relatar a vivência da monitoria na disciplina Intervenção de Enfermagem no Processo em Saúde-Doença Mental do curso de graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas. A vivência ocorreu no período de Julho a Outubro de 2018 por meio de aulas teóricas, vivenciais e práticas nos espaços da universidade e de serviços públicos de atenção psicossocial, da cidade de Maceió. As atividades de monitoria ocorreram duas vezes na semana com carga horária de 4 horas diárias, para além dos encontros com os discentes também houve um encontro semanal da monitora nas reuniões de disciplina com as docentes do setor de saúde mental para fins de planejamento e preparação de atividades. As vivências da monitoria proporcionaram o conhecimento do papel de docente, bem como a visão do papel do enfermeiro como educador e formador de futuros profissionais de enfermagem, possibilitaram um aprofundamento dos conteúdos da disciplina e a troca de conhecimentos. O manejo desta disciplina também envolveu uma atenção diferenciada à saúde mental dos discentes através do compartilhamento de histórias de vida e expressão de sentimentos, num ambiente humanizado e empático durante a formação acadêmica. Logo, foi possível concluir que a vivência de monitoria representou um papel importante, contribuiu com a construção do profissional de enfermagem e despertou o seu interesse pela docência.

A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA EM SAÚDE MENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

DOI: 10.22533/at.ed.15320120223

Palavras chave: Monitor. Saúde Mental. Enfermagem.

Keywords: Monitor. Mental Health. Nursing.

Abstract:

This is a descriptive study, of experience report type and aimed to report the experience of monitoring in the discipline Nursing Intervention in the Health-Mental Illness Process of the undergraduate Nursing course at the Nursing School of the Federal University of Alagoas. The experience took place from July to October 2018 through theoretical, experiential and practical classes in the university spaces and public psychosocial care services in the city of Maceió. The monitoring activities took place twice a week with a workload of 4 hours per day. In addition to the meetings with the students, there was also a weekly meeting of the monitor in the discipline meetings with teachers of the mental health sector for planning and preparation of activities. activities. The experiences of the monitoring provided the knowledge of the teaching role, as well as the vision of the nurse’s role as educator and trainer of future nursing professionals, enabled a deepening of the subject contents and the exchange of knowledge. The management of this discipline also involved a differentiated attention to the mental health of the students through the sharing of life stories and expression of feelings, in a humanized and empathic environment during the academic formation. Therefore, it was possible to conclude that the experience of monitoring played an important role, contributed to the construction of the nursing professional and aroused his interest in teaching.

Autores

  • Jorgina Sales Jorge
  • Maria Cícera dos Santos de Albuquerque
  • Paula Gabrielle de Almeida
  • Paula Gabrielle de Almeida
  • Raiane Jordan da Silva Araújo
  • Verônica de Medeiros Alves
  • Yanna Cristina Moraes Lira Nascimento